Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/10/2007 - 09h25

Ex-corintianos negam à PF ter recebido dinheiro no exterior

Publicidade

RODRIGO MATTOS
da Folha de S.Paulo

O vestuário era o tradicional boleiro: camisetas armani, calças jeans desbotadas, blazer e tênis chamativos. Os carros importados ou modelos de luxo nacional também estavam presentes. Até o acompanhamento de engravatados --neste caso, advogados-- repetia a cena rotineira no futebol.

Mas, ontem, o goleiro Silvio Luiz (Vasco), o meia Roger (Flamengo), o atacante Nilmar e o volante e Magrão (ambos do Inter) faltaram aos treinos de seus times para ir à Polícia Federal. Motivo: depor no inquérito sobre a parceria Corinthians/MSI. Mas não são apenas testemunhas. Juntamente com outros atletas, são investigados por suposta evasão de divisas e sonegação de impostos.

Isso porque grampos da operação Perestroika mostraram indícios de que os ex-jogadores corintianos recebiam salários no exterior. Dirigentes aparecem conversando sobre depósitos para atletas em contas fora do país. Os próprios jogadores também tiveram seus telefones interceptados pela polícia.

Nilmar e Magrão negaram que houvesse pagamentos do Corinthians fora do país. Disseram que tinham conta no estrangeiro quando atuavam fora, na França e no Japão, respectivamente.

"Sempre tenho muito cuidado [com contratos]. Falo de cabeça erguida. Sabia que ia dar merda. Tinha que ficar preocupado pelo tumulto [da parceria]. Por isso, preferi fazer contrato com o Corinthians", disse Magrão, explicando porque não tinha acordo com a MSI.

Embora estivesse tranqüilo, Magrão mostrou estar fora de seu ambiente. Primeiro, chegou a dizer que não poderia dizer sobre o que fora perguntado porque o depoimento era sigiloso. Depois, não soube dizer se seu depoimento foi na condição de testemunha ou interrogado. "Sou jogador de futebol, sou burro", disse, irônico.

Já Nilmar ofereceu-se para abrir seu sigilo fiscal à PF para mostrar que recebia regularmente seus salários no Corinthians. "Só tive conta no exterior quando joguei no Lyon."

A PF pediu aos atletas a declaração de Imposto de Renda dos últimos cinco anos. E extratos bancários dos últimos dois anos. Serão dados 30 dias para entregar os documentos.

Segundo o advogado de Nilmar, André Ribeiro, seu cliente poderá entrar antes até. Roger e Silvio Luiz não tinham deixado à PF até as 20h de ontem. Cada um ficou cerca de três horas na polícia.

Hoje estão previstos outros depoimentos de atletas, entre eles Gustavo Nery. Outros que serão ouvidos são o técnico Leão, o meia Carlos Alberto, o atacante Tevez e volante Mascherano, entre outros. O presidente do Corinthians, Andrés Sanches, também é investigado e vai depor, pois era vice de futebol durante a parceria.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite o endereço wap.folha.com.br

Comentários dos leitores
gilberto scarpa (331) 21/11/2009 11h13
gilberto scarpa (331) 21/11/2009 11h13
carissimo ANTONIO GONÇALVES : eu so falo besteiras pra voce porque o que voce gosta mesmo é de escutar factoides de seu """ timão """ coisas que não existem mas, eu não, me divirto tanto com voces e faço gozação que voces fingem não entender.. fica aí na tua e só opine quando tiver certeza... sem opinião
avalie fechar
gilberto scarpa (331) 21/11/2009 09h08
gilberto scarpa (331) 21/11/2009 09h08
9,00 horas do dia 21/ 11/2009, será que os funcionarios - curintianos - deste mural já iniciaram suas cronicas para serem publicadas aqui neste mural ???? que tem coisa aí, lá isso tem ??????
juntos, decatarro, miss sylvia, tosatti e a. gonçalves conseguiram a proeza de mais de 1.000 inserções , falando...falando...coisas do timão ... isso mesmo coisas do timão, que só eles acreditam???
uma mentira dita mil vezes passa a ser verdade e isto foi utilizado na guerra ( 2a. ) pelos alemães ???
será que estas figuras carimbadas sabem coisas da 2a. grande guerra ??? não acredito mas ,sei, sim que eles sabem perfeitamente o que é """timão """
sem opinião
avalie fechar
Edson de Araujo (2) 03/12/2007 10h26
Edson de Araujo (2) 03/12/2007 10h26
PASSO FUNDO / RS
E dá-lhe "timão" na segunda divisão! E é bom já irem comprando o acesso para 2009, porque se for na bola, vão mofar lá.
Mas quem sabe encontram algum jeito: não é possível que o "grandioso timão" não consiga reverter os pontos de pelo menos um jogo do campeonato que acabou.
Podem contar com o apoio de alguns comentaristas e emissoras. Era visível (e lamentável) o desapontamento de certo narrador "neutro" na televisão.
Foi aonde mesmo o jogo ontem? Eu assisti ao jogo inteiro e só vi uma torcida, provavelmente havia uns 40.000 corinthianos no Olímpico!
Não tenho como expressar minha alegria com o ocorrido. Quem dera eu pudesse escrever uma coluna no jornal, ao invés de um breve e contido comentário...
19 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (99)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página