Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/11/2007 - 10h24

Ausente de cerimônia, Pelé diz que Mundial no Brasil é "fantástico"

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Ausente da cerimônia da Fifa na qual foi anunciado que o Brasil receberá a Copa-2014, Pelé festejou a decisão um dia depois durante entrevistas na Alemanha, onde prestigia feira internacional de pisos esportivos.

"É fantástico. É fantástico porque todos sabem que o Brasil é a cultura do futebol. Será a mais importante Copa do Mundo, se o Brasil for campeão. É muito importante para nós", comemorou o ex-jogador, cuja assessoria de imprensa informara estar impossibilitado de participar do evento em Zurique terça por sua atuação na feira, que começou quarta, como a Folha de S.Paulo publicou.

Sua assessoria de imprensa informara que, apesar de ter sido convidado para a reunião na Fifa, Pelé declinou por uma questão de tradição. Informou que "todo ano participa da feira". Mas a assessoria do evento negou a informação. Explicou que o brasileiro participou de apenas uma edição, a de 2005.

Ao ser confrontada com a nova versão, a assessoria do ex-jogador, cuja ausência frustrou jornalistas e integrantes da Fifa, como Franz Beckenbauer, alterou o discurso. Na terça-feira, Pelé teria, então, passado o dia em evento com crianças.

A distância entre Zurique e Colônia é de 580 km. O vôo entre as cidades leva uma hora. A CBF também entrou em contradição. Ricardo Teixeira, presidente da CBF, afirmou que convidara Pelé. Já sua assessoria de imprensa disse que o convite não acontecera porque "isso é um processo político, e Pelé está acima de tudo".

Também nos vídeos apresentados na Suíça, o espaço de Pelé foi bastante restrito. A única imagem incluída de sua carreira foi de seu passe para o gol de Jairzinho, contra a Inglaterra, na Copa do México.

Ainda na entrevista que concedeu a jornalistas em Colônia, Pelé lembrou da única edição da Copa do Mundo realizada no Brasil, a de 1950. E o ex-jogador rememorou o resultado, desastroso para a seleção, na derrota para a equipe do Uruguai, em pleno Maracanã.

"Em 1950, eu tinha dez anos de idade. Eu vi meu pai chorar porque nós perdemos para o Uruguai. Espero uma vitória na próxima edição", lamentou.

Na cerimônia de terça, sem Pelé, a CBF levou Romário, que afirmou que Pelé é "insubstituível", e o treinador da seleção nacional, Dunga. Pelé não apoiou a candidatura do Brasil à Copa de 2006.

Antes de Romário ser anunciado "embaixador da Copa", Pelé várias vezes afirmou em entrevistas que conversaria com o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, sobre a possibilidade de assumir tal posto.

Depois, na última edição da "France Football", disse que não foi convidado por Teixeira. Acrescentou ainda que para trabalhar na Copa faltava discutir o tema em reunião com a CBF e o governo brasileiro.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite o endereço wap.folha.com.br

Comentários dos leitores
william francisco (2) 02/02/2010 13h43
william francisco (2) 02/02/2010 13h43
uma coisa que tenho que dizer:"em todas as copas eu torco pelo brasil, mas se a de 2014 ter a final no rio vou torcer para o barsil ganhar todas as partidas sem tomar gols e pegar a argentima na final e torcer pra argentina tomar um gol no primeiro e o brasil inteiro gritando campeão até o segundo tempo e aí então a argentina virar o jogo fazer o brasil chorar pro povo ter vergonha na cara e aprender a trabalhar pelo seu território e não pelo territorio dos outros!" sem opinião
avalie fechar
william francisco (2) 02/02/2010 13h37
william francisco (2) 02/02/2010 13h37
pois é!só se falam em final no rio de janeiro,enquanto isso josé serra apóia o rio porquê não tem a competencia de botar o estado e a capital mais rica do país numa disputa pra sediar a final,também os burros e ignorantes que aprenderam a viver e a crescer sobre a influência da mídia de rio e são paulo também acham que a final deve ser no rio de janeiro.burro também é quem fala qua a copa não poderia ser no brasil porque o dinheiro que vai ser gasto com a realização da copa deveria ser gasto na saúde e educação, deve achar que o brasil só vai gastar e não vai ganhar nada com isso né?no meio de tanta gente analfabeta culturalmente eu acho que o governo e as entidades não governamentais que trabalham em pról da amazônia poderiam lutar em pról de uma final em manaus e usar a copa como um meio de escrúpulos em pról do maior patrimonio que o brasil ainda tem!com isso o brasil poderia fazer mídia em pról da amazônia, levar desenvolvimento a mais para o interior do país e deixar essa idéia ridicula de rio,rio,rio, porque assim o brasil vai reduzir só ario e são paulo.cada governante tem que lutar pelo seu território, o certo da final deveria ser em manaus, mas claro que eu tenho minha preferencia em particular que é belo horizonte,capital do meu estado,sede de meu clube de preferencia,agora uns bananas imcompetentes que não tem poder de dar estrutura pro seu estado apoiar rio, brincadeira.acho que os outros governantes deveriam lutar pra sediarem a final,principalmente MG,DF e AM. sem opinião
avalie fechar
Carlos José dos Santos (542) 30/01/2010 13h57
Carlos José dos Santos (542) 30/01/2010 13h57
"Em Londres, Sérgio Cabral minimiza risco de segurança para Rio-2016"
Claro! Quem não circula à pé pela cidade e utiliza helicópteros e limusines com batedores da Polícia não precisa se preocupar com a segurança.
1 opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (311)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página