Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/11/2007 - 10h00

Henin fecha ano perfeito com vitória na Masters Cup de tênis

Publicidade

da Folha de S.Paulo

A temporada começou de maneira conturbada para Justine Henin-Hardenne e terminou, no domingo, em Madri, de maneira épica para Justine Henin.

Após três horas e 24 minutos, a tenista belga conquistou pela segunda vez consecutiva o título do Masters ao derrotar, de virada, a russa Maria Sharapova por 2 sets a 1 (5/7, 7/5 e 6/3).

Foi a mais longa decisão da história do torneio que reúne as oito melhores da temporada. "Que maneira de terminar a temporada. Foi um sonho o que aconteceu hoje", afirmou a tenista belga, que perdeu o posto de número um do ranking logo no início de 2007.

Ela alegou "problemas familiares" para ficar de fora do Aberto da Austrália, quando foi ultrapassada justamente pela adversária de hoje.

A belga tratava de seu divórcio com Pierre-Yves Hardenne, com quem havia se casado em 2002. Já sem o Hardenne acoplado ao nome, Henin, 25, retornou ao circuito e, durante a temporada, conquistou Roland Garros e o Aberto dos EUA.

Além de coroar a temporada de Henin, o triunfo em Madri significou o décimo título ganho pela belga em 2007.
Foi a primeira vez desde o desempenho da suíça Martina Hingis, em 1997, que uma tenista conquista pelo menos 10 títulos na mesma temporada.

Henin também superou com folga o recorde de premiação em uma temporada, com US$ 5,36 milhões. Em 2003, sua compatriota Kim Clijsters amealhou US$ 4,4 milhões.

O triunfo de hoje foi o 25º consecutivo após sua derrota em Wimbledon e serviu para igualar uma marca da alemã Stefi Graf, de 1989. A belga é a única tenista desde Graf a ficar invicta no segundo semestre após Wimbledon.

A conquista em Madri também foi valorizada pela atuação da adversária de hoje.

Maria Sharapova, 20, sofreu com lesões durante a temporada. Ela disputou o Masters após um tratamento no ombro direito que a afastou do circuito por cerca de dois meses.

Eficiente no saque, Sharapova conseguiu uma quebra a mais e conquistou o primeiro set. A segunda parcial também foi bastante disputada, mas a vantagem ficou com Henin.

No set decisivo, a russa demonstrou cansaço e chegou a solicitar atendimento médico. A belga aproveitou e fechou o jogo. "É uma honra jogar contra ela", disse Sharapova.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite o endereço wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página