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26/02/2002 - 16h53

Queda de audiência da F-1 é novo problema para a Kirch

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da Folha Online

O grupo de mídia alemão Kirch, que negocia os direitos de transmissão da F-1, sofreu novo baque hoje ao ser anunciada uma queda de mais de 3 bilhões de espectadores na audiência da categoria entre 1999 e 2001.

Os números, divulgados pela Formula One Management (FOM), empresa de Bernie Ecclestone, aumentam ainda mais a pressão nas contas da Kirch, que anunciou na semana passada sua intenção de vender o controle acionário da empresa que negocia os direitos de TV da F-1 para evitar sua falência.

Segundo a pesquisa da FOM, a temporada 2001 da F-1 foi vista por mais de 54 bilhões de espectadores, mas este número (que conta corridas, treinos, entrevistas e programas especiais) é 3 bilhões menor do que a audiência acumulada pela categoria em 1999, quando Ecclestone ainda detinha o controle das vendas comerciais da F-1.

No ano passado, a Kirch pagou a Ecclestone US$ 2 bilhões pelo controle acionário da Slec (empresa criada por Ecclestone para a venda dos direitos da categoria).

Para aumentar a receita de TV, a Kirch lançou no ano passado a idéia de transmitir a F-1 através do sistema pay-per-view (pague para ver, em inglês), proposta que foi amplamente rechaçada pelas indústrias automobilísticas que disputam a categoria.

A Kirch, que também detém os direitos de TV das Copas do Mundo de 2002 e 2006 e é um dos três maiores grupos de mídia esportiva do mundo, enfrenta dívidas da casa dos US$ 5,23 bilhões.

Ecclestone continua negando veementemente que vá readquirir a Slec, e o presidente da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), Max Mosley, tem liderado negociações com as montadoras que investem na F-1 _Fiat (Ferrari), DaimlerChrysler (Mercedes-Benz/McLaren), BMW (Williams), Ford (Jaguar), Honda (BAR e Jordan), Renault_ para que um pool das mesmas passe a administrar a categoria.

com agências internacionais
 

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