Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/04/2002 - 19h55

Má fase de Sampras, faz EUA lutar por Agassi na Davis

Publicidade

da Folha Online

As dificuldades que o time dos Estados Unidos enfrentou para eliminar a Espanha, em quadras de grama, nas quartas-de-final da Copa Davis neste final de semana, devido à péssima forma do multicampeão Pete Sampras, levou a USTA (Associação de Tênis dos EUA) a começar a pensar em convencer Andre Agassi a voltar para a competição para as semifinais diante da França.

Em Houston, no Texas, numa quadra montada para Sampras deitar e rolar sobre os especialistas em saibro da Espanha, o recordista de títulos no Grand Slam perdeu de virada para Alex Corretja em seu primeiro jogo.

Os EUA se classificaram graças a duas vitórias do novato Andy Roddick e uma da dupla James Blake e Todd Martin.

Graças à chuva, Sampras não precisou voltar à quadra, e o confronto ficou definido em 3 a 1.

A atuação medíocre lhe valeu comentários pouco polidos do russo Ievguêni Kafelnikov, cuja equipe faz a outra semifinal da Davis-2002 contra a Argentina. Kafelnikov disse que Sampras deveria se aposentar.

"Kafelnikov não pode se dignar a falar o nome de Pete", correu a defender o amigo o técnico dos EUA Jim Courrier, vencedor de quatro Grand Slams como jogador. "A carreira de Kafelnikov parece um avião em um radar, se comparada com a de Pete. Ele [Sampras] é insuperável", completou Courrier.

Apesar da fúria ao comentar as declarações de Kafelnikov, os norte-americanos já estão se preparando para convocar Agassi para o próximo confronto, já que jogarão na França, que muito provavelmente escolherá uma quadra de saibro para os jogos.

O problema é que Agassi se retirou da Davis, em 2000, alegando que a tradicional competição por equipes atrapalha o calendário de torneios da ATP e deixou bem claro que sua prioridade são as competições do circuito. Atualmente ele é o número sete da "corrida dos campeões" e décimo no ranking de entradas.

Já antevendo problemas com Sampras, o capitão da equipe, Patrick McEnroe começou a negociar com Agassi no último Masters Series de Miami, no qual, aliás, o tenista de Las Vegas sagrou-se bicampeão.

"Pat [McEnroe] já iniciou as negociações com Andre e, se ele quiser jogar, já está convidado. Se ele vier, com certeza será um grande reforço para nosso time, principalmente no saibro", disse Courrier.

"Andre tem que ter a consciência de que nos adoraríamos tê-lo na equipe. Ele é, sem sombra de dúvida, o melhor jogador de saibro que temos nos EUA. Não preciso dizer mais nada", disse Roddick, 19, atual número 12 da "corrida".

com agências internacionais

  • Leia mais: no especial de Tênis
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página