Erro deixa Massa em branco na temporada da F-1
TATIANA CUNHA
da Folha de S.Paulo, em Sepang
O relógio marcava 15h54 na Malásia quando o chefe da Ferrari, Stefano Domenicali, fez um movimento brusco em frente ao monitor instalado no "pit wall" da escuderia italiana.
Pelo segundo final de semana seguido, Felipe Massa descia do carro antes de completar uma corrida. Com o F2008 atolado na caixa de brita, o brasileiro levou as mãos à cabeça.
"Entrei na curva 6 forte demais, acabei pegando uma zebra e senti uma coisa estranha no carro", explicou Massa mais tarde, mas não menos abatido depois de ver seu companheiro de time, Kimi Raikkonen, vencer o GP, seguido por Robert Kubica e Heikki Kovalainen.
"Quando entrei na curva seguinte, eu não estava nem na metade da aceleração ainda, e o carro escapou de traseira. Perdi a traseira, mas não sei explicar o porquê. Talvez tenha sido por causa daquela zebra."
Com a voz pausada e menos entusiasmado que de costume, o brasileiro prosseguiu, como que tentando se convencer do que dizia. "Com certeza não é o início de campeonato que eu esperava, mas ainda temos 16 corridas. Agora é levantar a cabeça e pensar na próxima."
Depois de um final de semana fatídico na Austrália, quando nenhum de seus carros cruzou a linha de chegada, tudo parecia correr para a redenção da Ferrari hoje em Sepang.
Massa largou da pole pela décima vez --a segunda seguida na Malásia--, seguido por Raikkonen. O campeão tentou assumir a ponta na largada, mas o brasileiro manteve a dianteira.
"Larguei um pouco melhor, mas como sabia que teria uma volta a mais que ele para o pit stop preferi não arriscar", explicou Raikkonen, que há exatos cinco anos vencia pela primeira vez na F-1 neste circuito.
A dupla ferrarista disparou e passou a abrir vantagem para quem vinha atrás. Massa foi o primeiro a fazer seu pit, na 17ª volta --àquela altura, tinha 1s9 de folga para Raikkonen.
O finlandês aproveitou o tempo a mais na pista para fazer sua melhor volta até então. Fez sua parada e, quando retornou, já estava à frente do companheiro de equipe.
"Eu tinha aberto uma vantagem pequena para o Kimi antes do pit, mas quando ele voltou, eu ainda estava com os pneus muito novos e esfarelando um pouco", justificou Massa, que continua sem pontuar em 2008 e está 11 pontos atrás do companheiro no campeonato.
Com Kubica 14s atrás do brasileiro após a primeira janela de paradas, uma dobradinha ferrarista parecida apenas uma questão de tempo.
Mas na 31ª volta, sem ser ameaçado por ninguém, já com 21s de folga em relação ao piloto da BMW, Massa perdeu o controle do carro.
"O que aconteceu com o Felipe foi que ele fez a curva 6 muito aberta, subiu na zebra e o carro "travou'. O balanço aerodinâmico foi todo para a frente do carro, e ele acabou saindo de traseira na curva 7", disse Luca Colajanni, assessor da Ferrari, que fez questão de parar de mesa em mesa na sala de imprensa do circuito malaio para dar a versão oficial da equipe. "Isto é o que temos até agora."
Com Massa fora do GP, Kubica assumiu o segundo posto e Kovalainen, que estava em quarto após a primeira rodada de pits, pulou para terceiro.
As posições permaneceram inalteradas até a bandeirada final do GP da Malásia.
"Estamos muito felizes pelo Kimi, mas igualmente desapontados com o abandono do Felipe, que nos privou de uma possível dobradinha", afirmou Stefano Domenicali.
"Pelo menos pudemos mostrar do que o time é capaz depois de um péssimo fim de semana na Austrália."
Esta foi a 16ª vitória do finlandês, a sétima pela Ferrari. Uma semana após ver o motor de seu carro estourar em Melbourne, na abertura do Mundial, ontem Raikkonen só tinha uma pequena reclamação.
"Fiquei com champanhe nos olhos no pódio", afirmou. "E ele deve ser colocado na boca, não nos olhos. Mas as coisas dão errado algumas vezes."
Nelsinho
Depois de uma estréia frustrante na F-1, Nelsinho Piquet pôde respirar mais aliviado depois de completar sua primeira corrida na categoria. O piloto da Renault, que largou em 13º, chegou em 11º. "Estou feliz por ter terminado a corrida, já que esse era meu primeiro objetivo. Estou progredindo e cheguei perto do meu companheiro de equipe [Fernando Alonso, o oitavo hoje], o que é bem encorajador."
Especial
- Leia o que já foi publicado sobre Felipe Massa
- Leia o que já foi publicado sobre Kimi Raikkonen
- Leia o que já foi publicado sobre Fernando Alonso
- Leia o que já foi publicado sobre Nelsinho Piquet
- Leia mais notícias no especial do Mundial de F-1
- Livro traz relato completo da vida e da carreira da grande estrela da F-1: Ayrton Senna


Torcida acaba se enganando (vide Nelsinho P., vergonha!) e o atleta acha que está com a bola toda por que está levando um nome de peso.
Bruno, ressucite a F1 no Brasil. A única coisa que conseguimos foi uma porca no olho do Massa e um Nelsinho (por que ele não é digno de carrega o sobrenome) destruindo os sonhos de ter um campeão brasileiro da F1 ano passado.
avalie fechar
avalie fechar
avalie fechar