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26/04/2002
-
18h20
FÁBIO SEIXAS
enviado especial da Folha a Barcelona
Ferrari, Toyota e Rubens Barrichello usaram a mesma estratégia hoje em Barcelona. Procuraram dissimular a proposta feita pelo time japonês para ter o piloto pelas próximas três temporadas.
Todos os lados negaram os contatos. Mas, vez ou outra, alguém deixava escapar uma dica.
Como Mika Salo, primeiro piloto da Toyota e que será mantido para 2003 _o dispensado será o escocês Allan McNish. "O ideal para nós seria um piloto jovem, mas que tivesse boa experiência", disse, descrevendo o perfil de Barrichello, 29, que faz a sua décima temporada na categoria.
Um alto técnico da Toyota, que não quis se identificar, elogiou a decisão do time de procurar o brasileiro, pela experiência acumulada em três anos de Ferrari.
Já Barrichello desmentiu a conversa com a Toyota, mas deixou aberta uma possibilidade. "Acabei de ouvir essa história. Não falei com eles, mas nunca desprezo ninguém. Na F-1, a gente sempre tem que falar com as pessoas."
Diretor esportivo da Ferrari, Jean Todt, bem a seu estilo, preferiu lançar uma nuvem de fumaça sobre o assunto. "Talvez a gente já tenha tomado uma decisão para 2003, e só falte torná-la pública", disse ao "La Gazzetta dello Sport", diário esportivo italiano e propriedade da Fiat, como a Ferrari.
Ontem, a Folha revelou uma proposta feita pela Toyota a Barrichello. A equipe, sediada na Alemanha e mantida com dinheiro japonês, quer o brasileiro por três anos, acreditando que pode obter resultados a curto prazo.
Essa oferta colocou Barrichello numa encruzilhada, já que existe a possibilidade de ele renovar seu compromisso com a Ferrari por mais um ano, até o fim de 2003.
Caso descarte a proposta japonesa, corre risco de ficar a pé ou de ter que competir por uma equipe pequena em 2004. Mas, se for para a Toyota, deixará de frequentar as primeiras posições nos treinos e nas corridas. Voltará a seus tempos de Jordan e Stewart.
Hoje, por exemplo, o mais rápido nos primeiros treinos livres para o GP da Espanha foi Michael Schumacher, da Ferrari, com 1min20s380. Barrichello foi o quarto. E a melhor Toyota, a de Salo, ficou em 19º lugar, 1s702 atrás da marca do tetracampeão.
A situação não deve se alterar muito amanhã. O treino oficial, que define o grid de largada para a quinta etapa do Mundial, ocorre amanhã, a partir das 8h (Brasília), com TV.
Apesar do péssimo início em Barcelona, a Toyota vem surpreendendo em sua estréia na categoria. "Fiquei surpreso. Na pré-temporada, a Toyota estava sempre atrás. Dois pontos em quatro corridas é, com certeza, um grande começo", disse Barrichello.
Leia mais: no especial de F-1
Barrichello desmente negociação com a Toyota
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enviado especial da Folha a Barcelona
Ferrari, Toyota e Rubens Barrichello usaram a mesma estratégia hoje em Barcelona. Procuraram dissimular a proposta feita pelo time japonês para ter o piloto pelas próximas três temporadas.
Todos os lados negaram os contatos. Mas, vez ou outra, alguém deixava escapar uma dica.
Como Mika Salo, primeiro piloto da Toyota e que será mantido para 2003 _o dispensado será o escocês Allan McNish. "O ideal para nós seria um piloto jovem, mas que tivesse boa experiência", disse, descrevendo o perfil de Barrichello, 29, que faz a sua décima temporada na categoria.
Um alto técnico da Toyota, que não quis se identificar, elogiou a decisão do time de procurar o brasileiro, pela experiência acumulada em três anos de Ferrari.
Já Barrichello desmentiu a conversa com a Toyota, mas deixou aberta uma possibilidade. "Acabei de ouvir essa história. Não falei com eles, mas nunca desprezo ninguém. Na F-1, a gente sempre tem que falar com as pessoas."
Diretor esportivo da Ferrari, Jean Todt, bem a seu estilo, preferiu lançar uma nuvem de fumaça sobre o assunto. "Talvez a gente já tenha tomado uma decisão para 2003, e só falte torná-la pública", disse ao "La Gazzetta dello Sport", diário esportivo italiano e propriedade da Fiat, como a Ferrari.
Ontem, a Folha revelou uma proposta feita pela Toyota a Barrichello. A equipe, sediada na Alemanha e mantida com dinheiro japonês, quer o brasileiro por três anos, acreditando que pode obter resultados a curto prazo.
Essa oferta colocou Barrichello numa encruzilhada, já que existe a possibilidade de ele renovar seu compromisso com a Ferrari por mais um ano, até o fim de 2003.
Caso descarte a proposta japonesa, corre risco de ficar a pé ou de ter que competir por uma equipe pequena em 2004. Mas, se for para a Toyota, deixará de frequentar as primeiras posições nos treinos e nas corridas. Voltará a seus tempos de Jordan e Stewart.
Hoje, por exemplo, o mais rápido nos primeiros treinos livres para o GP da Espanha foi Michael Schumacher, da Ferrari, com 1min20s380. Barrichello foi o quarto. E a melhor Toyota, a de Salo, ficou em 19º lugar, 1s702 atrás da marca do tetracampeão.
A situação não deve se alterar muito amanhã. O treino oficial, que define o grid de largada para a quinta etapa do Mundial, ocorre amanhã, a partir das 8h (Brasília), com TV.
Apesar do péssimo início em Barcelona, a Toyota vem surpreendendo em sua estréia na categoria. "Fiquei surpreso. Na pré-temporada, a Toyota estava sempre atrás. Dois pontos em quatro corridas é, com certeza, um grande começo", disse Barrichello.
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