Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/05/2002 - 10h08

Guga despenca no ranking de entradas

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Nos dois meses em que esteve parado por causa da cirurgia a que foi submetido no quadril direito, Gustavo Kuerten manteve praticamente intocada sua segunda posição no ranking de entradas contando com tropeços de seus principais rivais.

O brasileiro só deixou o segundo posto da lista uma vez, quando o espanhol Juan Carlos Ferrero venceu o Masters Series de Montecarlo, mas o recuperou na semana seguinte.

Hoje, o brasileiro aparece com 2.495 pontos e vê seus próprios tropeços o colocarem na sétima colocação da lista da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais). Desde maio de 1999 o tenista não sofria uma oscilação tão brusca nas entradas.

Nem no ano passado, quando, em novembro, chegou à inédita marca de cinco derrotas consecutivas, Kuerten perdeu posições _na época, manteve-se líder do ranking de entradas e da "corrida dos campeões".

No Torneio de Palma de Mallorca, que marcou sua volta à quadras, Kueryen foi eliminado nas quartas-de-final pelo argentino Gastón Gaudio.

Vice-campeão do Masters Series de Roma no ano passado, o brasileiro tinha 350 pontos para defender na competição. Foi eliminado na segunda rodada e somou apenas 35 pontos.

A queda de Kuerten, que já era esperada após sua despedida do torneio, foi acentuada pela conquista do título pelo norte-americano Andre Agassi, hoje.

O brasileiro escapou de cair ainda mais, no entanto, graças à má atuação do espanhol Juan Carlo Ferrero que, em sua defesa do título, caiu na segunda rodada diante do croata Ivan Ljubicic.

Kuerten se preparara agora para a estréia no Masters Series de Hamburgo (Alemanha), que acontecerá amanhã contra o alemão Nicolas Kiefer. O horário só será divulgado nesta tarde.

Além de ter de se preocupar em pegar ritmo de jogo, o brasileiro terá de tentar se recuperar no ranking. Ao menos, se cair no início do torneio, Guga não tem muito a perder. No ano passado, foi derrotado na estréia e só terá cinco pontos para defender.

O Masters Series de Hamburgo será o último de Kuerten antes da disputa de Roland Garros. E, pelas declarações dadas hoje por Agassi, o brasileiro ganhou mais um importante adversário na disputa por seu bicampeonato.

  • Leia mais: no especial de Tênis
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página