Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/05/2002 - 09h39

Tenista top 10 barra Guga nas quartas-de-final de Hamburgo

Publicidade

da Folha Online

Na primeira vez no ano em que enfrentava um tenista do grupo dos top ten da temporada, Gustavo Kuerten teve muita dificuldade, perdeu um set por 6/0 e acabou sendo eliminado do Masters Series de Hamburgo.

Número nove da Corrida dos Campeões, Roger Federer venceu o jogo por 2 sets a 1, com parciais de 6/0, 1/6 e 6/2, em uma hora e 26 minutos, e impediu o brasileiro de chegar a sua primeira semifinal em 2002. O suíço enfrenta o vencedor do jogo entre o bielo-russo Max Mirnyi e o francês Julien Boutter.

Clique aqui e confira alguns dos melhores lances do jogo.

Reuters

Guga se estica para alcaçar bola no jogo contra Federer

Depois de alcançar seu resultado mais expressivo na temporada, ao derrotar ontem o argentino Guillermo Cañas, o catarinense pára nas quartas-de-final, após ter vencido três jogos seguidos pela primeira vez desde agosto do ano passado.

Guga começou o jogo muito mal. Logo na primeira vez que sacou, não marcou pontos e teve seu serviço quebrado. Com dois aces, Federer confirmou a vantagem. No terceiro game do jogo, voltou a quebrar o saque do brasileiro. Perdendo por 3/0, Guga se descontrolou. Passou a reclamar de seus próprios erros, que continuava a cometer.

Tendo cometido apenas três erros não-forçados, contra 17 de Guga, o suíço fechou o primeiro set em 6/0, o famoso "pneu" da gíria do tênis, em meros 20 minutos.

A última vez que Guga tinha levado um pneu fora nas quartas-de-final do Aberto dos EUA do ano passado, quando foi eliminado pelo russo Ievguêni Kafelnikov por 3 sets a 0 (6/4, 6/0 e 6/3). Em toda sua carreira de profissional na ATP Tour, Kuerten só tinha tomado outros oito pneus, em 397 jogos.

Federer abaixava muito as bolas, dificultando a aplicação dos golpes mais poderosos de Guga. Com isso, o suíço _que não é um especialista de quadras de saibro_ não teve dificuldades para vencer Guga em seu próprio estilo _que é ficar no fundo de quadra. E quando subia à rede também era impecável.

Mas no set seguinte, o tenista brasileiro renasceu. Guga conseguiu evitar as bolas baixas do rival, confirmou seu primeiro game de serviço e, com duas quebras, devolveu o placar do primeiro set quase na mesma moeda: 6/1, em 29 minutos.

O set decisivo foi o mais equilibrado do jogo. Com uma quebra para cada lado, o empate persiste até o sexto game, quando Guga comete erros e sofre nova quebra. No game seguinte, o brasileiro teve chance para novamente empatar o jogo, mas não aproveitou. De posse da vantagem, Federer vence outro break-point no oitavo game e fecha o jogo.

Com isso, Guga deixa seu último torneio antes da estréia em Roland Garros, que começa daqui a duas semanas. Sem parecer ter enfrentado uma cirurgia há pouco mais de três meses, ele ainda demostra estar um pouco longe de sua melhor forma técnica, mas tem tudo para jogar bem no Grand Slam francês, em que defenderá dois anos de invencibilidade.

Leia mais sobre tênis:

Masters Series de Hamburgo
  • Chave

  • Campeões

  • Cabeças-de-chave

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página