Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/06/2002 - 11h35

Agassi vira jogo contra supresa francesa e passa às quartas

Publicidade

da Folha Online

Num jogo de contrastes, o norte-americano Andre Agassi saiu perdendo e teve muita dificuldade para eliminar o surpreendente francês Paul-Henri Mathieu em cinco sets e se classificar para as quartas-de-final de Roland Garros.

O veterano e multicampeão de 32 anos de idade venceu o 103º colocado da Corrida dos Campeões e número 107 do ranking de entradas, de apenas 20, por 3 sets a 2, com parciais de 4/6, 3/6, 6/3, 6/3 e 6/3.

Agora, Agassi aguarda a definição do jogo entre o espanhol Juan Carlos Ferrero e o argentino Gastón Gaudio, que jogam neste momento, para conhecer seu rival na disputa de uma vaga nas semifinais do Aberto da França.

Único tenista da atualidade que "fechou" o Grand Slam _teve ao menos uma conquista em cada um dos quatro torneios da série: Roland Garros, Wimbledon, Aberto da Austrália e US Open_ Agassi jogava hoje contra um jogador que nunca havia passado da primeira fase em um dos quatro mais tradicionais e milionários torneios do mundo.

Pior. Profissional desde 1999, Mathieu só tinha disputado 15 jogos em torneios da série ATP Tour (espécie de primeira divisão do tênis) antes de Roland Garros-2002. Na campanha que o colocou entre os 16 melhores do torneio, passou pelo experiente sul-africano Wayne Ferreira na estréia e depois eliminou dois cabeças-de-chave, seu compatriota Fabrice Santoro (23) e o tcheco carrasco do Brasil na Davis Jiri Novak (14).

Atual número quatro nos rankings da ATP, Agassi já venceu dois títulos neste ano _Scottsdale (EUA) e Masters Series de Roma_ e está invicto há dez jogos.

Nos dois primeiros sets, o francês teve impressionante aproveitamento dos pontos disputados em seus serviços e aproveitou as poucas oportunidades de quebra da partida.

Ameaçado de eliminação, Agassi reagiu no terceiro set e a partir daí quebrou o saque de Mathieu oito vezes, Ao final, teve sua vitória mais sofrida, já que tinha sido o jogador a chegar mais "descansado" às oitavas, em mais de três horas de jogo _somadas, as três partidas anteriores do americano duraram "apenas" quatro horas e 25 minutos.

Campeão de 1999, o multicampeão surge como um dos maiores favoritos ao título do Grand Slam do saibro, principalmente, após as eliminações de Lleyton Hewitt (o número um do ranking de entradas) e de Guga (defensor de dois títulos seguidos no torneio).

Mas Agassi poderá cruzar com o atual número um da Corrida dos Campeões, Marat Safin, que enfrenta hoje o francês Arnaud di Pasquale nas quartas-de-final.

Leia mais sobre tênis:

Roland Garros
  • Chave masculina

  • Chave feminina

  • Cabeças-de-chave 1 a 16

  • Cabeças-de-chave 17 a 32

  • Campeões

  • Campeãs


  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página