Por "liberdade" de Cristiano Ronaldo, Blatter critica Manchester United
da Folha Online
da France Presse
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, criticou o Manchester United nesta quinta-feira pela intransigência na negociação de Cristiano Ronaldo com o Real Madrid e pediu aos dirigentes do clube inglês que permitam a saída do português se ele quiser ser transferido.
"Se o jogador quiser jogar em outro lugar, então é preciso encontrar uma solução porque, se ficar em um clube no qual não se sente bem, não será bom nem para ele e nem para o clube", declarou Blatter à Sky News.
O suíço comparou a prática habitual de segurar os jogadores com contratos de longa duração e cláusulas de rescisão a uma espécie de "escravidão moderna".
"O mais importante é respeitar também o jogador", disse. "Sou sempre a favor de proteger o jogador e, se quiser sair, que o deixem ir", acrescentou.
Blatter ainda anunciou que a Fifa poderá intervir nesse tipo de caso.
O Real Madrid estaria disposto a pagar 85 milhões de euros (cerca de R$ 215 milhões) pelo atacante de 23 anos e a oferecer-lhe um contrato de cinco anos, com um salário anual líquido de mais de nove milhões de euros (R$ 22,85 milhões).
O Manchester, que tem contrato com o atleta até 2012, disse que Cristiano Ronaldo não será negociado.
Reação
A declaração de Blatter causou surpresa no Manchester United. Segundo o clube, todos os seus jogadores se comprometem com contratos por meio de uma negociação aberta, assessorados por um agente da Fifa na maioria dos casos.
O diretor de comunicações da Uefa, William Gaillard, também discordou de Blatter. "Não é conveniente comparar os jogadores a escravos, que nunca receberam salários", comentou.
Leia mais
- PSG busca contratação de Ricardo Oliveira, diz jornal
- Real veta Heinze, e Argentina chama atleta que joga na Bélgica
Livraria da Folha
- Livros contam tudo sobre os times e a história do futebol
- Livro traz 1000 perguntas para fanáticos por futebol
- Almanaque reúne 2.500 escudos de times do mundo inteiro para os "loucos por futebol"
- Livro "Loucuras do Futebol" reúne fatos reais e inusitados do esporte
Especial

