Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/06/2002 - 11h50

Caçula vence festa da família Williams no saibro de Roland Garros

Publicidade

da Folha Online

Ficou para Serena o primeiro título da família Williams no saibro de Roland Garros, na final contra Venus, o jogo que ratificou a supremacia das duas irmãs no tênis feminino atual.

Reuters

Serena se emociona ao
conquistar o ponto decisivo

A mais nova das filhas de Oracene e Richard Williams, que a partir desta segunda-feira encabeçam o ranking mundial, venceu Venus por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/3, em 91 minutos de jogo.

Foi o segundo título de Serena em um Grand Slam _o primeiro tinha sido no US Open-99_ na terceira final disputada entre irmãs na história dos quatro torneios mais tradicionais e milionários do tênis mundial.

A última vez que o fato aconteceu foi justamente com as Williams, no ano passado. Venus foi campeã do US Open batendo uma Serena visivelmente nervosa na final.

Agora as Williams detêm em suas mãos todos os principais títulos do tênis mundial, à exceção do Aberto da Austrália _da bicampeã Jennifer Capriati.

Além do título de hoje em Paris, Serena, 20, é a atual campeã do Masters de Munique _torneio de encerramento da temporada, que reúne as 16 melhores jogadoras e define a número um do ano_, disputado em novembro do ano passado.

Venus _que completa 22 anos em nove dias_ é a atual bicampeã de Wimbledon e do US Open e também venceu a medalha de ouro olímpica, em Sydney-2000.

Jogando lado a lado, em duplas, as duas irmãs já "fecharam" o Grand Slam _vencendo ao menos uma vez cada uma das quatro pernas da série_ e também conquistaram a medalha de ouro na Olimpíada de Sydney.

Com a classificação para as semifinais, Venus e Serena já tinham assegurado pontos suficientes para ser, respectivamente, números um e dois no ranking que a WTA (Associação Feminina de Tênis) divulgará nesta segunda.

Esta será a primeira vez desde 1968, quando os rankings foram criados, que duas irmãs encabeçam ao mesmo tempo a principal classificação mundial.

O jogo
Assim como na final do ano passado em Nova York, as duas jogadoras estiveram bem nervosas por terem de se enfrentar. O resultado disso foi uma série de erros não-forçados _Serena ometeu 54 erros e Venus 47_ e 12 quebras de serviço em 21 games disputados.

No primeiro set, a caçula venceu sete games seguidos, com quatro quebras nos saques da irmã, e fechou em 7/5. No início do segundo, Serena quebrou logo os dois primeiros serviços de Venus _as seis quebras foram na sequência_ e abriu 4/1, vantagem que já seria mais alcançada.

"É um sonho que se realiza, nem acredito que esteja acontecendo. Já estava esperando por outro título de Grand Slam por muito tempo", disse Serena. "Mas é uma vitória doce e amarga ao mesmo tempo, por que foi contra Venus", ponderou.

Foi a terceira vitória de Serena contra sua irmã em oito jogos entre elas no circuito da WTA _Venus é a única das tenistas top ten contra a qual Serena não tem vantagem nos confrontos diretos.

Já a mais velha das Williams supera todas as demais, com exceção das ex-números um Martina Hingis e Lindsay Davenport. Mas computados apenas os jogos desde 2000, ano em que ganhou seu primeiro Grand Slam, Venus supera, com facilidade, tanto a suíça quando a compatriota norte-americana.

com agências internacionais

Leia mais sobre tênis:

Roland Garros
  • Chave masculina

  • Chave feminina

  • Cabeças-de-chave 1 a 16

  • Cabeças-de-chave 17 a 32

  • Campeões

  • Campeãs

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página