Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/06/2002 - 13h09

Costa arrasa Ferrero no início do jogo e é campeão em Roland Garros

Publicidade

da Folha Online

A terceira final totalmente espanhola de Roland Garros em nove anos assistiu hoje à vitória da experiência sobre a técnica e a juventude. Albert Costa, 26, venceu Juan Carlos Ferrero, 22, e conquistou o primeiro título de Grand Slam de sua carreira.

Após eliminar os dois finalistas do ano passado _Guga e Alex Corretja_ na trajetória a sua primeira final num dos quatro mais milionários e tradicionais torneios de tênis do mundo, Costa venceu seu compatriota por 3 sets a 1, com parciais de 6/1, 6/0, 4/6 e 6/3.

O título dá ao catalão as melhores colocações nos rankings da ATP em sua carreira. Nas listas que serão divulgadas amanhã, Costa deverá aparecer como vice-líder da Corrida dos Campeões e entre os oito primeiros no ranking de entradas _até hoje seu melhor resultado fora a nona colocação que chegou em abril de 1997.

Sem vencer um torneio desde 1999, Costa disputava em Roland Garros sua 66ª competição desde que foi campeão em Kitzbuhel, na Áustria.

O jogo
Após 25 minutos de espera pelo fim de uma fraca chuva, Costa iniciou a final de forma arrasadora. Ele venceu 11 games seguidos e precisou apenas de 46 minutos para abrir 2 sets a 0 (6/1 e 6/0) num perdido Ferrero.

No terceiro set, o número um espanhol, o "Mosquito" (como Ferrero é conhecido), acordou. Confirmou um serviço, quebrou o saque de Costa pela primeira vez no jogo e reagiu _vencendo a parcial por 6/4.

Mas o dia era mesmo de Costa, que conquistou 24 break-points na partida _tendo convertido nove deles em quebras_ e venceu mais de 60% de todos os pontos disputados. Ele fechou o quarto set em 49 minutos (6/3) e pôde comemorar.

Leia mais sobre tênis:

Roland Garros
  • Chave masculina

  • Chave feminina

  • Cabeças-de-chave 1 a 16

  • Cabeças-de-chave 17 a 32

  • Campeões

  • Campeãs

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página