Esporte
18/07/2008 - 15h12

Seleção masculina de basquete perde e fica fora dos Jogos Olímpicos

da Folha Online

A seleção brasileira masculina de basquete perdeu para a Alemanha, nesta sexta-feira, por 78 a 65, e deu adeus à chance de disputar os Jogos Olímpicos de Pequim, em agosto. Os brasileiros encerraram o Pré-Olímpico de Atenas com uma vitória, sobre o Líbano, e duas derrotas, para Grécia e Alemanha.

O Brasil não se classifica para uma Olimpíada desde os Jogos de Atlanta, em 1996. A seleção já havia fracassado anteriormente na mais importante chance de conquistar a vaga, no ano passado, durante o Pré-Olímpico das Américas, em Las Vegas.

Naquela oportunidade, contando com sua força máxima, o time então comandado pelo técnico Lula Ferreira não conseguiu superar a Argentina, que estava sem seus principais atletas.

No qualificatório mundial, o Brasil teve pela primeira vez em torneios oficiais o comando de um estrangeiro, o técnico espanhol Moncho Monsalve, que substituiu Lula. O treinador não pôde contar na competição com Leandrinho, Nenê e Anderson Varejão, todos da NBA, além de Valtinho e Guilherme, que pediram dispensa e não defenderam a seleção.

O jogo

O Brasil fez um primeiro quarto equilibrado e conseguiu anular a principal jogada rival, a bola no pivô Dirk Nowitzki, bem marcado. Pecando apenas nos lances livres, a seleção terminou perdendo por 14 a 13.

Após começar bem o segundo quarto e chegar a abrir cinco pontos de diferença --19 a 14--, a seleção errou muito e, instável, permitiu que os alemães virassem placar e deslanchassem, terminando a primeira etapa com 45 a 26.

A segunda etapa virou praticamente um amistoso. A Alemanha se deu ao luxo de até poupar Nowitzki, seu principal jogador, enquanto os brasileiros, visivelmente abatidos, não esboçavam reação.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca