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23/06/2002
-
12h20
da Folha Online
Rubens Gonçalves Barrichello nasceu em 23 de maio de 1972, em São Paulo. Começou no automobilismo em 81 correndo no kart e entre 81 e 88 foi cinco vezes campeão brasileiro da modalidade.
No ano seguinte, passou para Fórmula Ford e finalizou o campeonato na quarta colocação. Em 90, foi contratado pela equipe Draco para correr na Fórmula Opel européia. A estréia foi marcante e Barrichello conquistou seu primeiro título internacional.
Em 91, a escuderia West Surrey o levou para Fórmula 3 inglesa. A nova sensação do automobolismo brasileiro terminou novamente como campeão. Na temporada a seguir, passou para Fórmula 3000, último estágio antes da F-1. Nesta categoria, conseguiu o terceiro lugar.
O bom desempenho chamou a atenção das equipes da F-1. Em 93, Barrichello acertou com a inglesa Jordan para disputar a temporada. No GP do Japão, marcou os seus primeiros pontos ao terminar em quinto. No campeonato, acabou em 17º.
O primeiro pódio veio em 94 no GP do Pacífico, disputado em Aida, no Japão, quando foi o terceiro colocado. Neste ano, alcançou a sua melhor posição, enquanto esteve na Jordan, terminando a temporada em sexto. Em 95, trocou pela primeira vez de time ao assinar com a recém criada Stewart.
Na escuderia do escocês Jackie Stewart _tricampeão da F-1 em 1969, 1971 e 1973_ o brasileiro teve poucas chances de disputar as primeiras posições. O melhor ano foi em 1999, quando alcançou o sétimo posto no Mundial. No GP da França, conseguiu a sua primeiro pole na carreira.
Ainda em 99, depois de ficar sete temporadas em equipes pequenas, Barrichello assinou com a Ferrari para disputar a temporada 2000. Mesmo sabendo, que seria um coadjuvante de Michael Schumacher, aceitou o desafio.
Logo na estréia, fez uma dobradinha com alemão no GP da Austrália. Nas provas seguintes, só não completou os GPs do Brasil e da Inglaterra. A vitória inédita esteve muito perto de acontecer em Canadá e Mônaco. Em ambas, porém, acabou em segundo. Mas na Alemanha não deixou o triunfo escapar e subiu ao tão esperado topo do pódio.
Em maio deste ano, a Ferrari anunciou a renovação de contrato com Barrichello até 2004, data em que termina o acordo com Schumacher.
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Rubens Gonçalves Barrichello nasceu em 23 de maio de 1972, em São Paulo. Começou no automobilismo em 81 correndo no kart e entre 81 e 88 foi cinco vezes campeão brasileiro da modalidade.
No ano seguinte, passou para Fórmula Ford e finalizou o campeonato na quarta colocação. Em 90, foi contratado pela equipe Draco para correr na Fórmula Opel européia. A estréia foi marcante e Barrichello conquistou seu primeiro título internacional.
Em 91, a escuderia West Surrey o levou para Fórmula 3 inglesa. A nova sensação do automobolismo brasileiro terminou novamente como campeão. Na temporada a seguir, passou para Fórmula 3000, último estágio antes da F-1. Nesta categoria, conseguiu o terceiro lugar.
O bom desempenho chamou a atenção das equipes da F-1. Em 93, Barrichello acertou com a inglesa Jordan para disputar a temporada. No GP do Japão, marcou os seus primeiros pontos ao terminar em quinto. No campeonato, acabou em 17º.
O primeiro pódio veio em 94 no GP do Pacífico, disputado em Aida, no Japão, quando foi o terceiro colocado. Neste ano, alcançou a sua melhor posição, enquanto esteve na Jordan, terminando a temporada em sexto. Em 95, trocou pela primeira vez de time ao assinar com a recém criada Stewart.
Na escuderia do escocês Jackie Stewart _tricampeão da F-1 em 1969, 1971 e 1973_ o brasileiro teve poucas chances de disputar as primeiras posições. O melhor ano foi em 1999, quando alcançou o sétimo posto no Mundial. No GP da França, conseguiu a sua primeiro pole na carreira.
Ainda em 99, depois de ficar sete temporadas em equipes pequenas, Barrichello assinou com a Ferrari para disputar a temporada 2000. Mesmo sabendo, que seria um coadjuvante de Michael Schumacher, aceitou o desafio.
Logo na estréia, fez uma dobradinha com alemão no GP da Austrália. Nas provas seguintes, só não completou os GPs do Brasil e da Inglaterra. A vitória inédita esteve muito perto de acontecer em Canadá e Mônaco. Em ambas, porém, acabou em segundo. Mas na Alemanha não deixou o triunfo escapar e subiu ao tão esperado topo do pódio.
Em maio deste ano, a Ferrari anunciou a renovação de contrato com Barrichello até 2004, data em que termina o acordo com Schumacher.
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