Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/06/2002 - 17h16

Depois de Sampras, Agassi também cai no dia das zebras

Publicidade

da Folha Online

A segunda rodada degolou os dois maiores nomes do tênis norte-americano em Wimbledon-2002. Depois da surpreendente queda de Pete Sampras frente ao suíço George Bastl, pela manhã, foi a vez de Andre Agassi ser eliminado à tarde.

A zebra ainda fez outros cinco cabeças-de-chave de vítima, incluindo o russo Marat Safin, primeiro colocado da Corrida dos Campeões. No total, cinco dois oito primeiros pré-classificados já estão fora, incluindo também Roger Federer e Thomas Johansson.

Terceiro cabeça-de-chave, Agassi _campeão em Wimbledon-1992_ perdeu para o tailandês Paradorn Srichaphan, 67º dos rankings da ATP, por 3 sets a 0, com parciais de 6/4, 7/6 (7/5) e 6/2, em apenas uma hora e 47 minutos de jogo.

Apesar do melhor nível técnico do tailandês, a derrota de Agassi pode ser considerada uma surpresa ainda maior do que a queda de Sampras, já que o heptacampeão do Grand Slam da grama vive o ocaso de sua carreira, enquanto Agassi continua forte e era indicado como maior favorito ao título.

"Ainda estou atordoado e, certamente, muito desapontado. Não encontrei meu ritmo de jogo hoje e joguei uma partida medíocre", disse Agassi.

Srichaphan, 23, que antes da partida de hoje só tinha vencido 5 de 15 partidas disputadas em Grand Slams e, na grama londrina, apenas a vitória que o colocara na segunda rodada desta edição de Wimbledon, fez o jogo de sua vida na quadra central do All England Lawn Tennis Club.

Sem jamais ter vencido um título na ATP Tour e vindo de um país com pouca, ou nenhuma, tradição no tênis, Srichaphan eliminou o único homem que fechou o Grand Slam _um título ao menos nos Abertos da Austrália e dos EUA, Roland Garros e Wimbledon_ desde o australiano Rod Laver em 1968.

"Meu objetivo era passar apenas da primeira rodada. Depois, vi que enfrentaria Agassi na segunda rodada, na Quadra Central, e já me dei por satisfeito. Mas quando o jogo começou, não tinha nada a perder e dei o meu melhor. Acabou dando certo", explicou Srichaphan.

Normalmente, Agassi domina seus jogos forçando o jogo de fundo de quadra. Mas hoje o multicampeão ficou na defensiva e o tailandês por ditar o ritmo da maioria dos pontos, colocando Agassi para correr de um lado para o outro da quadra.

O resultado disso foi que o norte-americano cometeu um anormal e altíssimo número de erros não-forçados (35), dez a mais do que Srichaphan, que ainda teve 15 aces e quebrou o saque de Agassi seis vezes.

Agora, Srichaphan enfrenta o holandês Richard Krajicek, último ex-campeão de Wimbledon que resta na edição deste ano _ganhou a competição em 1996. O veterano passou hoje pelo norte-americano James Blake, 29 cabeça-de-chave.

Além de Agassi, Sampras, Safins e Blake os outros cabeças eliminados hoje foram o tcheco Jiri Novak (12), o sueco Thomas Enqvist (14) e o norte-americano Todd Martin (26). Ainda restam 18 dos 32 pré-classificados.

Leia mais sobre tênis:

Wimbledon
  • Chave feminina

  • Chave masculina

  • Cabeças-de-chave

  • Campeões de simples

  • Campeões de duplas

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página