Argentina bate Nigéria e conquista o bi olímpico no futebol
da Folha Online
Com um gol de Di Maria no segundo tempo, a Argentina venceu a Nigéria por 1 a 0 na madrugada deste sábado (horário de Brasília) e conquistou o bicampeonato olímpico, no estádio Ninho de Pássaro, pelos Jogos de Pequim.
Comandada por Lionel Messi, do Barcelona, e tendo como um dos destaques o atacante Sergio Agüero, genro de Diego Maradona, o time do técnico Sergio Batista repetiu a campanha de Atenas-2004, quando ganhou o ouro pela primeira vez. Na China, foram seis vitórias em seis jogos.
| Daniel Aguilar/Reuters |
![]() |
| Sani Kaita lamenta derrota da Nigéria para a Argentina na final |
O time argentino chegou à final dos Jogos Olímpicos com uma vitória categórica por 3 a 0 sobre o Brasil. Já os nigerianos avançaram à decisão goleando a Bélgica por 4 a 1.
Dessa maneira, as seleções se encontraram novamente na final de uma Olimpíada, como aconteceu em Atlanta-1996, vencida pela Nigéria por 3 a 2. Em Pequim, no entanto, o ouro ficou para a equipe sul-americana.
O primeiro tempo não contou com grandes emoções, mas apresentou a Argentina com maior volume de jogo. Os nigerianos buscaram o ataque, sem conseguir finalizar com muito perigo.
A Argentina abriu o placar apenas aos 13min do segundo tempo, quando Di Maria recebeu lançamento e tocou na saída do goleiro Vanzekin, por cima.
Mesmo tentando o empate no segundo tempo, e com algumas chances de gol, os nigerianos não saíram do zero e tiveram de se contentar com a prata.
Especial
- Saiba mais sobre os Jogos Olímpicos de Pequim-2008
- Navegue no melhor roteiro de cultura e diversão da internet
Leia mais
- No vôlei, Brasil tenta superar "fraqueza" ante EUA em finais olímpicas
- Seleção feminina de vôlei duela com EUA por ouro inédito e revanche
- "Agora é outra história", diz levantador Marcelinho sobre final contra EUA
Especial
- Saiba mais sobre os Jogos Olímpicos de Pequim-2008
- Navegue no melhor roteiro de cultura e diversão da internet
Livraria da Folha


