Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/06/2002 - 10h53

André Sá vence Saretta e volta a ser o nº 3 do Brasil na Corrida

Publicidade

da Folha Online

No primeiro duelo totalmente brasileiro dos 125 anos de história de Wimbledon, o mineiro André Sá venceu o paulista Flávio Saretta, passou às oitavas-de-final e voltou a ser o tenista número três do Brasil na Corrida dos Campeões.

Reuters

André Sá

Mais experiente, Sá, 25 _Saretta tem 22_, venceu o jogo, que teve quase três horas de duração, por 3 sets a 2, com parciais de 2/6, 6/4, 6/3, 1/6 e 6/1.

Com o resultado, ele já está entre os 16 melhores do Grand Slam inglês neste ano e disputará uma vaga nas quartas-de-final contra o espanhol Feliciano López, que surpreendeu o favorito alemão Rainer Schüttler, 17º cabeça-de-chave por 3 sets a 1 e parciais de 3/6, 7/6(9/7), 6/4 e 6/4.

Se neste jogo, que deve ser marcado para segunda-feira, Sá conquistar sua quarta vitória seguida nas quadras do All England Lawn Tennis Club, igualará Guga com a melhor campanha de um homem brasileiro no Grand Slam inglês.

Em 1999, Kuerten atingiu seu melhor resultado em Wimbledon ao ser eliminado nas quartas-de-final por Andre Agassi. Nunca antes dele um brasileiro tinha ido tão longe na era profissional do torneio de tênis mais tradicional do mundo.

Entre as mulheres, no entanto, o país já foi três vezes campeão, em 1959, 1960 e 1964, com a paulistana Maria Esther Bueno, que até hoje é cultuada como um dos grandes nomes do tênis feminino em todos os tempos. Em duplas, Maria Esther ganhou ainda outros cinco títulos em Wimbledon.

Mas a classificação para as oitavas já coloca André Sá de volta como terceiro mais bem colocado brasileiro no ranking da Corrida dos Campeões, ultrapassando o próprio Saretta, que desde o início do ano estava a sua frente _o mineiro já tem garantidos pelo menos 66 pontos, e Saretta terá na próxima atualização da lista 53.

Fernando Meligeni, que caiu na primeira rodada do Grand Slam britânico, tem 76 pontos e Guga, que não entrou na competição temendo machucar seu recém-operado quadril, tem 72. Os quatro brasileiros devem aparecer abaixo dos 50 primeiros do ranking dos resultados da temporada.

No ranking de entradas, Saretta ainda leva vantagem sobre Sá, por enquanto. O paulista tem 609 pontos contra 566 já garantidos do mineiro, na casa do número 70 da lista. Guga é o 16º do mundo e Meligeni está na 60ª posição.

O jogo
Num jogo muito franco _foram 15 quebras de serviço em toda a partida_, já que o piso de grama não é favorável a ambos, Sá levou vantagem justamente por se dar melhor em quadras rápidas do que o rival.

Sá marcou sete aces contra apenas um de Saretta e conqseguiu quebrar o saque do rival oito vezes.

Leia mais sobre tênis:

Wimbledon
  • Chave feminina

  • Chave masculina

  • Cabeças-de-chave

  • Campeões de simples

  • Campeões de duplas

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página