Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/07/2002 - 00h13

Olimpia vence jogo polêmico e tira o Grêmio da final da Libertadores

Publicidade

da Folha Online

O Olimpia derrotou o Grêmio nos pênaltis, em uma decisão polêmica, e avançou à final da Taça Libertadores da América contra o São Caetano.

O primeiro jogo será no próximo dia 24, em Assunção. A final ocorre no dia 31, em São Paulo.

A partida, vencida pelos gaúchos no tempo normal, por 1 a 0, terminou de forma conturbada após o juiz argentino Daniel Giménez mandar repetir uma cobrança de Cavallero, defendida pelo goleiro Eduardo Martini. Ao bater pela segunda vez, o paraguaio marcou.

Dirigentes e jogadores gremistas invadiram o gramado para protestar contra o árbitro e retardaram a definição do confronto em mais de 20 minutos.

O meia Rodrigo Fabri, que entrou no segundo tempo no lugar de Gilberto, perdeu a quarta cobrança, defendida pelo goleiro Tavarelli.

Enciso, Orteman, Lopes e Cavallero e Franco converteram as cinco cobranças dos paraguaios, e Anderson Lima, Polga, Zinho e Fernando marcaram para os brasileiros.

A vitória do Olimpia frustrou os gremistas, que sonhavam em decidir o torneio pela quarta vez, a primeira da história contra um adversário brasileiro.

Esta é a sexta vez que os paraguaios chegam a final do interclubes mais importante do continente _duas vezes campeão, e três vice. Na semana que vem, o clube comemora seu centenário.

O veterano Zinho abriu o placar para o time do técnico Tite, aos 45min do primeiro tempo, desviando uma cabeçada de Anderson Lima na área.

Na etapa final, os brasileiros continuaram pressionando, mas esbarraram nas boas defesas do goleiro Tavarelli, como em um cruzamento de Anderson Lima, aos 29min, e Zinho, no minuto seguinte.

No primeiro confronto, na capital paraguaia, os anfitriões venceram por 3 a 2.

GRÊMIO
Eduardo Martini; Pedrinho, Claudiomiro e Roger; Ânderson Lima, Polga, Tinga (Fernando), Zinho e Gilberto (Rodrigo Fabri); Luís Mário e Grafite (Fábio Baiano)
Técnico: Tite

OLIMPIA
Tavarelli; Isasi, Zelaya, Cáceres e Da Silva; Enciso, Quintana, Orteman e Benítez (Lopes); Báez (Caballero) e Córdoba (Franco)
Técnico: Nery Pumpido

Local: estádio Olímpico, em Porto Alegre
Juiz: Daniel Giménez (ARG)
Cartões amarelos: Ânderson Lima e Grafite (G); Da Silva e Baez (O)
Cartão vermelho: Quintana (O)
Gol: Zinho, aos 45min do primeiro tempo
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página