Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/08/2002 - 11h23

Relembre as outras duas vitórias de Barrichello na F-1

Publicidade

da Folha Online

A primeira glória
30 de julho de 2000, GP da Alemanha. Rubens Barrichello vai mal nos treinos do dia anterior e consegue apenas a 18ª posição no grid. Mas a má colocação não o impediria de conquistar a sua primeira vitória na F-1.

O brasileiro tem um início de corrida fulminante e, na sexta volta, já está em quinto lugar. Na 14ª, ocupa a terceira posição. Com a entrada nos boxes, na 18ª, cai para sexto, mas logo depois sobe para quinto.

Beneficiado pela invasão de um torcedor na pista e com a entrada do Safety Car, Barrichello vai para os boxes, assim como a maioria dos pilotos, e volta em terceiro lugar.

Na 34ª volta começa a chover forte no circuito de Hockenheimring. Mika Hakkinen e Jarno Trulli, até então os dois primeiros colocados, fazem a troca de pneus. Barrichello permanece com os de pista seca e assume a liderança.

Mesmo em condições desfavoráveis com relação aos demais pilotos, o brasileiro consegue cruzar a linha de chegada em primeiro, conquistando, assim, a tão esperada vitória.

A segunda vitória
23 de junho de 2002, GP da Europa. Barrichello consegue a quarta colocação no grid, mas logo na largada pula para o segundo lugar. Ainda na primeira volta, assume a liderança.

A partir da sexta volta o brasileiro começa a ser pressionado por Schumacher. O alemão diminui cada vez mais a vantagem, mas roda em uma curva na 22ª volta. Barrichello, então, guia até o final sem cometer erros e assegura a vitória.

O resultado acaba aliviando a pressão que a Ferrari passara a sofrer desde que obrigou o paulistano a abrir na reta final para o companheiro vencer o GP da Áustria.

Na época, a decisão anti-esportiva não agradou à FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e muito menos aos torcedores que estavam no autódromo de Nurburgring, na Alemanha.

Nem mesmo o fato de Schumacher ter cedido o troféu de vencedor e o lugar mais alto do pódio a Barrichello diminuiram a frustração da torcida.

Confira o especial sobre F-1
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página