Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/08/2002 - 16h33

Guga volta a "ser gente grande", vence Safin e segue no US Open

Publicidade

da Folha Online

Depois de exatos um ano e 13 dias, Gustavo Kuerten voltou a vencer um jogador top ten dos rankings da ATP, o arqui-rival russo Marat Safin, num jogo muito equilibrado e conquistou a classificação para a terceira rodada do US Open-2002.

Jogando contra o atual número dois do mundo _vice-líder da Corrida dos Campeões e do ranking de entradas_, Guga impôs 3 sets a 0, com parciais de 6/4, 6/4 e 7/5.

Clique aqui para conferir como foi o jogo, que durou duas horas e oito minutos, set-a-set.

Com a vitória sobre o segundo cabeça-de-chave do Grand Slam norte-americano, o brasileiro conquista um lugar importante na chave do torneio e não cruzará com os principais favoritos até as semifinais. Na próxima rodada, ele pega o vencedor do jogo entre o chileno Nicolás Massú, 55º da Corrida, e o austríaco Jurgen Melzer, número 116 da mesma lista.

Kuerten estava sem vencer um jogador da elite do tênis mundial desde o dia 17 de agosto do ano passado, quando eliminou o inglês Tim Henman, então sétimo do mundo, nas quartas-de-final do Torneio de Indianápolis _que perderia na final para o australiano Patrick Rafter.

Desde então _quando passou a sofrer com os problemas no quadril, a artroscopia e a recuperação de sua forma_, Guga jogou sete vezes contra jogadores que à época ocupavam posições no grupo dos dez melhores dos rankings da ATP e perdeu em todas.

Perdeu para para Rafter, na final de Indianápolis; para Ievguêni Kafelnikov duas vezes (no US Open-2001 e na Masters Cup); e de Juan Carlos Ferrero, também na Masters Cup, todas em 2001. Neste ano, caiu diante de Roger Federer em seu melhor resultado na temporada, quartas-de-final do Masters Series de Hamburgo; para Andre Agassi em Los Angeles e para Henman, na estréia do Masters de Cincinnati.

Há quase três meses fora do grupo dos top ten, Guga ocupa a modesta 46ª colocação no ranking de entradas e a 65ª na Corrida dos Campeões.

O jogo
Apesar de ter dito ontem que o saque seria fundamental para que vencesse o russo, Guga não sacou brilhantemente na partida de hoje. Safin, ao contrário, forçava bem nos serviços principalmente no início do jogo. Mesmo assim, o brasileiro errou pouco na partida e manteve o jogo equilibrado.

No primeiro set, o brasileiro começou mais esperto que o russo e quebrou logo o primeiro saque do jogo. De posse da vantagem, Kuerten manteve todos os seus games de serviço e venceu por 6/4.

Liderando as estatísticas de winners (bolas indefensáveis) e com menos erros não-forçados, Guga venceu o segundo set ao quebrar o saque de Safin apenas no nono game e fechando a parcial em seu game seguinte, novamente por 6/4.

O terceiro set seguiu o roteiro dos anteriores e também foi muito equilibrado. Guga só conseguiu a quebra de serviço (única no set) que lhe garantiria a vantagem para vencer a parcial no 11º game, após empate em 5/5.

Com a vitória, Guga se vinga de duas derrotas anteriores para Safin justamente em segundas rodadas de Grand Slams. A pior delas veio em Roland Garros-98, quando o brasileiro defendia seu primeiro título em Paris e foi surpreendido pelo então desconhecido russo. No ano seguinte, Safin tirou Kuerten do Aberto da Austrália.

O brasileiro ainda empatou em número de vitórias no confronto direto com Safin. Agora são três para cada lado, em seis jogos disputados.

De quebra, Guga tem o gostinho de ver Safin cair no ranking de entradas _já que defendia 450 pontos pela semifinal atingida em 2001 e só levará 35 na campanha deste ano. Com o resultado, o russo deve perder duas ou três posições na lista.

A próxima partida do brasileiro no último Grand Slam do ano, que é disputado em Nova York e vai até o domingo da semana que vem, deve ser marcada para depois de amanhã.

Leia mais sobre tênis:

Aberto dos EUA
  • Chave feminina

  • Chave masculina

  • Cabeças-de-chave 1 a 16

  • Cabeças-de-chave 17 a 32

  • Campeões de simples

  • Campeões de duplas

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página