Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/09/2002 - 09h16

Brasil começa a preparar equipe da Davis do futuro

FERNANDO CAMINATI
enviado especial da Folha Online ao Rio

Aproveitando o bom momento do tênis no Brasil e de olho nas futuras equipes da Copa Davis, a Confederação Brasileira de Tênis lança neste final de semana, no Rio, um projeto para estruturar as categorias de base masculinas e poder manter o atual estágio de desenvolvimento do esporte no país.

Sob a coordenação do capitão da equipe brasileira da Copa Davis, Ricardo Acioly, e ao lado de alguns profissionais que fizeram parte da história do tênis nacional, como Thomaz Koch, a CBT terá, a partir do ano que vem, equipes infanto-juvenil e júnior permanentes de Copa Davis.

Uma prévia da nova política já pôde ser vista esta semana, durante a preparação da equipe brasileira para o confronto contra o Canadá, pela repescagem da Davis-2002. Além do quarteto que representará o Brasil (Guga, Meligeni, Sá e Saretta) e dos três profissionais (Ricardo Mello, Júlio Silva e Marcelo Melo) que os auxiliam nos treinamentos, outros cinco juvenis foram incorporados ao grupo, sob olhares atentos dos técnicos Mauro Menezes, Edvaldo Oliveira e João Soares, que também estréiam da equipe da Davis.

Os tenistas Franco Ferreiro, Alexandre Bonatto, Leonardo Kirche e Eduardo Portal, todos de 18 anos; e Bruno Rosa, de 16, estão tendo a chance de treinar ao lado dos melhores do Brasil. "O peso da bola do Guga é incrível. Tive que me esforçar ao máximo só para devolver o saque e o cara [Guga] lá, paradão", disse Kirche, que treinou com o número um brasileiro nesta quinta.

"Estaremos fornecendo todo apoio técnico, físico, clínico, estrutural e logístico para os jogadores das equipes infanto-juvenis e da equipe júnior da Copa Davis", explicou Acioly.

Segundo o presidente da CBT, Nelson Nastás, os juvenis receberão apoio da entidade para participar dos principais torneios nacionais e internacionais de suas categorias. "Desta maneira estaremos identificando novos talentos e gerenciando o desenvolvimento desses atletas até a fase de profissionalização", completou Nastás.

Além do capitão Acioly, o projeto terá a participação de João Zwetsch, coordenador da equipe júnior; Mauro Menezes, coordenador do infanto-juvenil; Givaldo Barbosa, responsável pela categoria 12 anos; João Soares, na categoria 14 anos; Dácio Campos, nos 16; e o legendário Thomaz Koch, nos 18 anos.

Leia mais sobre a Copa Davis:

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página