Etíope Wude vence prova feminina da São Silvestre; Fabiana Silva é a 2ª
da Folha Online
Depois de um sprint na segunda metade da prova, Yimer Wude, da Etiópia, venceu nesta quarta-feira a prova feminina da corrida de São Silvestre, que aconteceu nas ruas de São Paulo. A brasileira Fabiana Silva ficou na segunda colocação, seguida pela compatriota Marily dos Santos --a vencedora foi exceção em um pódio brasileiro.
Esta foi a segunda vitória na história de uma etíope na prova feminina. Antes, em 1994, Derartu Tulu obteve o primeiro triunfo do país pelas mulheres.
A largada da corrida de hoje, em São Paulo, aconteceu às 16h45 (horário de Brasília), sete minutos antes do início da corrida dos homens. A medida, de acordo com a organização, é para acontecer 'disputa' entre homens e mulheres pelo primeiro posto.
A queniana Alice Timbilili, campeã da São Silvestre do ano passado, não participou da prova deste ano.
A brasileira Lucélia Peres, vencedora da São Silvestre de 2006, e Pamela Chepchumba, do Quênia, outra favorita, também desistiram da prova deste ano.
Portugal ainda lidera nas conquistas do feminino, com sete vitórias, contra seis do Quênia. O Brasil, que se alternou em primeiro lugar com as africanas em oito das últimas nove edições, até então, possui cinco troféus.
Sara Ramadhani, da Tanzânia, disparou no início da prova e liderou fácil até a metade do percurso, quando foi superada por Yimer Wude, da Etiópia.
Depois disso, Wude não teve dificuldades para sacramentar a liderança e pouco foi incomodada, enquanto um pelotão traseiro formado quase que somente por atletas brasileiras disputava as outras vagas do pódio.
Fabiana Silva, longe de Wude, se destacou no pelotão e ficou com a segunda colocação da prova, sem ser ameaçada por outra brasileira, Marily dos Santos.
Confira as cinco primeiras colocadas
1. Yimer Wude (ETI)
2. Fabiana Silva (BRA)
3. Marily dos Santos (BRA)
4. Marizete dos Santos (BRA)
5. Luzia Souza Pinto (BRA)

