Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/10/2002 - 09h30

Brasil enfrenta Suécia, fora de casa, na primeira fase da Davis-2003

da Folha Online

Depois de ficar de fora da lista de cabeças-de-chave da Copa Davis, o tênis brasileiro voltou a ter azar nesta manhã, em Londres, na definição dos confrontos da primeira rodada da competição no ano que vem. O Brasil vai jogar fora de casa, contra a Suécia.

O forte time da Suécia era um dos três possíveis rivais cujo mando de jogo com o Brasil seria definido por sorteio, já que as duas equipes não se enfrentaram pela competição desde 1970.

A definição, no entanto, confirma a expectativa, já que dos oito possíveis confrontos, apenas um (a Espanha), daria ao Brasil o direito de estrear em casa. Em outros quatro o Brasil seria obrigatoriamente visitante e em três, entre eles contra os suecos, haveria sorteio.

O fato de ser mandante de um confronto na Copa Davis signfica que, além de jogar em casa, o país pode escolher o piso da disputa.

A maioria dos tenistas brasileiros tem preferência por jogar no saibro e, sabendo disso, os suecos devem escolher um piso rápido para o confronto. Além disso, pela época em que se darão os jogos _fevereiro de 2003, em pleno inverno europeu_, é bem capaz de eles acontecerem em quadra fechada e no carpete _superfície mais rápida do tênis.

Mas o pior para o capitão brasileiro Ricardo Acioly é o fato de estar longe da torcida. Liberada para fazer barulho quando a bola está parada, a torcida é considerada estratégica para a equipe brasileira, que cresce muito jogando em casa.

Como consolo, o Brasil deve ter Gustavo Kuerten em forma para o confronto, que será travado entre 7 e 9 de fevereiro. Na primeira rodada deste ano, contra a República Tcheca, o Brasil jogou sem seu número um, que havia se submetido a uma artroscopia no quadril direito.

Por causa desta derrota, a equipe brasileira teve de disputar a repescagem contra uma equipe vinda dos grupos zonais para se manter na divisão de elite da competição, o Grupo Mundial. Contra o Canadá, no Rio, há dois finais de semana, o Brasil fez 4 jogos a 0.

Quem vencer entre Brasil e Suécia enfrenta o vencedor de Austrália x Grã-Bretanha nas quartas-de-final. Contra os australianos, o Brasil joga fora de casa e contra os britânicos haverá sorteio.

Desde 1997, quando passou a contar com Guga em seu elenco, o Brasil não perde uma vaga entre os 16 países do Grupo Mundial.

Confrontos do Grupo Mundial-2003:

Romênia x França
Holanda x Suíça
Austrália x Grã-Bretanha
Suécia x Brasil
Croácia x EUA
Espanha x Bélgica
Argentina x Alemanha
República Tcheca x Rússia


Leia mais:

  •  Capitão brasileiro lamenta sorteio

  •  Suécia já venceu a Davis sete vezes

  •  França, Rússia e EUA começam fora de casa



  • Leia mais sobre a Copa Davis:
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página