Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/10/2002 - 17h34

Dono da Minardi ataca montadoras e ameaça abandonar a F-1

da Folha Online

O dono da escuderia Minardi, o empresário australiano Paul Stoddart, ameaçou hoje abandonar a F-1 depois de acusar quatro equipes rivais de forçar a saída de seu time da categoria.

O australiano disse que Ron Dennis (da McLaren), Frank Williams (Williams), Eddie Jordan (Jordan) e David Richards (BAR) anunciaram que pretendiam entrar na Justiça para recuperar dinheiro pago à Minardi.

Stoddart disse que a ação levaria sua equipe à falência, em uma época que o esporte já está reduzido a dez equipes e que as audiências da TV caíram bastante.

"Vou dar minhas costas à F-1 se essa injustiça for permitida", disse Stoddart na última prova da temporada no Japão. "Não posso perder quatro meses de meu tempo nem US$ 2 milhões."

Frank Williams não está no Japão e não houve nenhuma resposta dos outros cartolas da F-1.

O todo-poderoso da categoria, Bernie Ecclestone, pagou à Minardi direitos televisivos que originalmente iriam para a Prost, que faliu no início do ano.

O chefe da Minardi disse que havia concordado, como condição de pagamento, indenizar Ecclestone com juros se uma corte decidisse que a Minardi não tinha direito sobre o dinheiro que era para a Prost.

"Ron sabe bem o que acontece com outras equipes" disse Stoddart. "Nessa época, com todos os problema da F-1, isso acontecendo comigo é nada mais do que autodestruição. Nos últimos 12 meses tivemos tantos problemas e perdemos dois times. E vamos perder três se não puder lutar contra isso."

Stoddart disse ainda que tem administrado a Minardi com menos da metade do lucro da McLaren e que teme que uma ação na Justiça espante seus patrocinadores.

Ele suspeita que a parceira da McLaren, a Mercedes, e as demais montadoras que investem na F-1 estejam por trás da ação.

"Alguém teria que fazer essa pergunta: As montadoras não estão tentando organizar uma categoria só para elas ao tentar tirar todas as equipes pequenas do circuito? Um a um eles estão nos tirando" completou Stoddart.

com a Reuters

Leia mais: no especial de F-1
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página