Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/10/2002 - 08h02

Nova dobradinha da Ferrari encerra temporada 2002 no Japão

da Folha Online

O pentacampeão mundial Michael Schumacher venceu nesta madrugada o GP do Japão, em Suzuka, com Rubens Barrichello em segundo, encerrando de forma categórica a temporada mais dominante da Ferrari na F-1.

Reuters

Schumacher faz curva no circuito de Suzuka

Com a nova dobradinha, os ferraristas _que já tinham garantido o título mundial de pilotos com seis corridas de antecipação, o de construtores com quatro e o vice-campeonato de pilotos com uma_ fecham 2002 com mais recordes.

Schumacher se tornou o primeiro piloto da história a pontuar em todas as corridas de uma temporada: ele subiu no pódio nas 17 etapas de 2002 _foram 11 vitórias (com 10 já tinha o recorde de vitórias num mesmo ano), cinco segundos e um terceiro.

Além disso, a quinta dobradinha consecutiva (oitava de 2002), faz Barrichello e Schumacher superarem uma marca da dupla Senna/Prost de 14 resultados de primeiro e segundo como companheiros de equipe; e a 15ª vitória na temporada faz a Ferrari igualar o recorde da McLaren de 1988.

A 64ª vitória da carreira do alemão _outro dos muitos recordes de sua coleção_ foi obtida de ponta a ponta, escoltado pelo companheiro Barrichello, quilômetros à frente dos rivais, em outra exibição incrivelmente superior da escuderia de Maranello _acusada de ter tirado a graça da categoria com tamanho domínio.

No final, como nas duas últimas corridas, Barrichello cruzou a linha de chegada pertinho de Schumacher (a 0s506). O finlandês da McLaren Kimi Raikkonen completou o pódio em terceiro e o colombiano Juan Pablo Montoya (Williams) foi o quarto.

Takuma Sato (Jordan), o único piloto japonês da F-1, teve uma recepção digna de um vencedor ao chegar em quinto, na primeira vez que pontuou num GP na categoria. O inglês Jenson Button se despediu da Renault com o sexto lugar _no ano que vem ele vai correr na BAR.

Já o brasileiro Felipe Massa, que se despediu da Sauber, bateu sozinho na terceira volta ao perder o controle do carro e sair da pista, quando estava em 14º. Para o ano que vem, o paulista ainda não tem contrato com nenhuma equipe.

Resultado do GP do Japão:

1. Michael Schumacher (ALE/Ferrari) em 1h26min59s698
2. Rubens Barrichello (BRA/Ferrari) a 0s506
3. Kimi Raikkonen (FIN/McLaren) a 23s292
4. Juan Pablo Montoya (COL/Williams)a 36s275
5. Takuma Sato (JAP/Jordan) a 1min22s694
6. Jenson Button (ING/Renault) a 1 volta
7. Nick Heidfeld (ALE/Sauber) a 1 volta
8. Mika Salo (FIN/Toyota) a 1 volta
9. Eddie Irvine (IRL/Jaguar) a 1 volta
10. Mark Webber (AUS/Minardi) a 2 voltas


Leia mais:

  •  Vantagem do campeão para o vice na F-1 nunca foi tão grande

  •  Confira a classificação de 2002

  •  Dupla Schumacher/Barrichello supera dobradinhas de Senna/Prost

  •  Conheça todos os campeões da história



  • Leia mais: no especial de F-1
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página