Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/10/2002 - 11h53

Guga perde chance de título inédito para revelação francesa

da Folha Online

Pela primeira vez disputando a final de um torneio em quadra de carpete, Gustavo Kuerten perdeu para a mais recente revelação do tênis mundial, o francês Paul-Henri Mathieu, e deixou escapar a chance de um título inédito, que seria seu segundo no ano e 18º na carreira.

Depois de um bom começo, Guga mostrou cansaço pela sequência de jogos difíceis nesta semana e caiu muito a partir do segundo set, perdendo o jogo por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/3 e 6/1. Confira lances do jogo.

Reuters

Mathieu rebate bola na final contra Guga

É a primeira derrota do número um brasileiro desde o dia 3 de setembro, quando foi eliminado do Aberto dos EUA nas oitavas-de-final pelo holandês Sjeng Schalken.

De lá para cá, acumulou nove vitórias consecutivas, sua maior sequência positiva desde agosto do ano passado. No período, Guga também somou vitórias em três pisos diferentes: no sintético da Costa do Sauípe (onde foi campeão), no saibro da Copa Davis no Rio e no carpete de Lyon.

Mathieu, 20, conquista seu segundo título na carreira e de forma consecutiva _foi campeão do Torneio de Moscou na semana passada_ e chega a 13 vitórias seguidas.

Em, agora, 23 finais, o Kuerten tem 17 títulos e aproveitamento de 73,9% _marca que ainda é a mais eficiente entre os tenistas da elite mundial.

O jogo
Guga começou sacando bem como fez nos jogos anteriores em Lyon e venceu o primeiro set com muita superioridade e uma quebra de serviço.

Empolgada pela vitória, a barulhenta torcida brasileira que esteve presente em todos os jogos do catarinense em Lyon, contou com o reforço de jogadores do país que atuam no clube de futebol local, o Olympique de Lyon, Juninho Pernambucano e Sonny Anderson, e abafou no primeiro set a massa francesa.

O jovem francês voltou com tudo no início do segundo set e logo no segundo game do jogo, no primeiro serviço do brasileiro, conseguiu sua primeira quebra. Motivado, Mathieu passou a dominar todos os pontos e melhorou muito seu saque.

Guga, ao contrário, piorou seu serviço e passou a demonstrar cansaço. Com pouca movimentação em quadra, o brasileiro não demonstrava nenhum poder de reação.

O terceiro set começou com nova quebra de serviço do francês no saque do brasileiro. Guga chegou a pedir atendimento médico e recebeu massagens na coxa direita, mas já não tinha mais como impedir a vitória de Mathieu, que ainda obteve outras duas quebras antes de fechar o jogo.

Na próxima semana, Kuerten disputa o Masters Series de Madri, entra no calendário neste ano, na vaga de Stuttgart. Novamente, a disputa será em piso de carpete e quadras cobertas.

Leia mais sobre o Torneio de Lyon:
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página