Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/10/2002 - 08h20

CBF exclui da Fifa juiz que acusou dirigente

SÉRGIO RANGEL
da Folha de S.Paulo

Depois de tornar público um dos maiores escândalos da arbitragem brasileira nos últimos anos, o paulista Alfredo dos Santos Loebeling está fora da Fifa.

A decisão de excluí-lo do quadro da entidade que controla o futebol mundial foi tomada pelo presidente da Comissão Nacional de Arbitragem da CBF, Armando Marques, o seu principal desafeto.

Embora a saída de Loebeling da Fifa ainda não tenha sido anunciada oficialmente, ele não pode mais permanecer no cargo por não ter participado dos testes físicos realizados pela CBF com os árbitros que pertencem ao quadro da entidade mundial.

O árbitro paulista foi proibido de participar dos testes, que ocorreram no mês passado, no Rio.

No início do ano, o árbitro paulista acusou Marques de tê-lo pressionado a mudar a redação da súmula da partida final da Série B do Campeonato Brasileiro-2001, entre Figueirense e Caxias, em dezembro do ano passado.

A partida foi interrompida pela torcida do time catarinense quando faltavam dois minutos para seu final. Loebeling disse, na ocasião, que relataria que o jogo não havia sido encerrado quando ocorreu o incidente. Na súmula, no entanto, mudou sua versão.

Com a versão alterada, o Figueirense, que vencia a partida, garantiu a vaga para jogar na elite do Campeonato Brasileiro deste ano.

Por causa da denúncia, Loebeling foi suspenso por 180 dias pelo STJD em abril. Marques foi absolvido. De acordo com os auditores, não havia provas concretas contra o dirigente da comissão.

Anualmente, a CBF tem o poder de indicar dez árbitros para a Fifa.
A princípio, em relação a 2001, a lista deveria excluir apenas o nome do goiano Antônio Pereira da Silva, que terá que deixar a Fifa por causa da idade _45 anos.

Até o início do próximo mês, a CBF vai enviar os indicados, sem os nomes de Loebeling e Pereira da Silva, para integrar o quadro da Fifa em 2003. A entidade ainda não anunciou seus substitutos.

A homologação da entidade máxima do futebol mundial será feita até o final do ano.

Leia mais: Campeonato Brasileiro
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página