Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/10/2002 - 16h47

Guga perde na estréia em Paris e entra em férias

da Folha Online

O brasileiro Gustavo Kuerten não fez jus a seu retrospecto contra qualifiers e perdeu hoje logo na estréia no Masters Series de Paris, antecipando suas férias na temporada.

Marcelo Ruschell/POA Press

Guga grita em quadra, após erro

Depois de vencer o primeiro set jogando bem, Guga permitiu a virada do tcheco Radek Stepanek, que fez 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/3 e 7/6 (7/3).

O jogo encerrou a pior temporada do brasileiro desde que ele venceu Roland Garros pela primeira vez, em 1997.

Depois da operação no quadril a que foi submetido em fevereiro deste ano, que o tirou da quadra por mais de dois meses, o tenista despencou nos rankings da ATP.

O catarinense ocupa atualmente a 33ª posição no ranking de entradas e a 35ª na Corrida dos Campeões, que computa somente os resultados do ano.

A recuperação começou somente no US Open, em agosto, quando chegou às oitavas-de-final e foi derrotado pelo holandês Sjeng Schalken.

No torneio seguinte, Guga conquistou seu único título do ano, no Torneio da Costa do Sauípe, na Bahia, em que derrotou na final o argentino Guillermo Coria.

A reação continuou no Torneio de Lyon, quando o melhor tenista do país chegou pela primeira vez em sua carreira a uma final em quadras de carpete. O jogador acabou perdendo para o local Paul-Henri Mathieu.

Na última competição antes do Masters de Paris, Guga havia sido eliminado também logo na estréia, pelo tailandês Paradorn Srichaphan, no Masters de Madri.

Até a derrota de hoje para Stepanek, o retrospecto de Kuerten em estréias contra tenistas que tiveram que passar pelo qualifying era de 83,3% de aproveitamento _15 vitórias em 18 confrontos. Em todas as partidas contra qualifiers, o aproveitamento era de 85,7% _8 derrotas em 56 jogos.

Na segunda rodada, Stepanek irá enfrentar o inglês Tim Henman, quarto cabeça-de-chave.

"Não sabia muito o que esperar do Stepanek. Ele veio embalado do qualifying, cresceu no segundo set e o jogo acabou decidido nos detalhes. Só que infelizmente ele ganhou", disse Guga.

Agora, Guga tem em sua agenda de 2002 apenas mais um torneio agendado, porém amistoso, antes de entrar em férias: o "Desafio Brasil x Argentina", em São Paulo, entre 5 e 7 de novembro.

Leia mais: no especial de Tênis
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página