Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/12/2002 - 17h32

França chora, e Rússia comemora o título inédito da Copa Davis

da Folha Online

O "day after", como não poderia deixar de ser, foi de muita tristeza na França. A surpreendente derrota para a Rússia na final da Copa Davis foi um dos assuntos mais comentados no país nesta segunda-feira. Por outro lado, os russos amanheceram ainda eufóricos com a conquista inédita.

Os jornais franceses traduziam o sentimento do país em suas capas. "O fim de um sonho", dizia o "France Soir". "Desapontador, triste e inimaginável", trazia o "Le Parisien" em sua primeira página.

O presidente Jacques Chirac fez o papel de bom anfitrião e convidou o time para um almoço nesta segunda. "A atitude de vocês em quadra é um exemplo para todos os esportes e eu gostaria de agradecê-los sinceramente", disse, em uma mensagem.

Na Rússia o clima ainda era de muita euforia. "Obrigado Marat [Safin]! Obrigado Yevgeny [Kafelnikov]! E, claro, obrigado Mikhail [Youzhny]! Você conseguiu o impossível!!!" eram os dizeres da capa do diário "Sport Express".

O presidente Vladimir Putin também prestou sua homenagem. "Eu gostaria de aproveitar essa oportunidade para agradecer a todos que fizeram parte da equipe em Paris na Copa Davis. Foi uma grande vitória do esporte russo", disse, em uma rede de TV chinesa.

A Rússia, que fora vice em 1994 e 95, bateu a França por 3 a 2 na disputada série melhor de cinco. O ponto decisivo foi marcado pelo reserva Mikhail Youzhny no jogo contra a revelação francesa Paul-Henri Mathieu.

Leia mais: no especial de Tênis

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página