Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/12/2002 - 20h16

Santos não quer liberar Robinho e Diego para a seleção Sub-20

RICARDO PERRONE
da Folha de S.Paulo

A diretoria do Santos deve entrar em atrito com a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) por causa de suas duas principais revelações, o meia Diego, 17, e o atacante Robinho, 18. O clube se recusa a atender a convocação feita pela entidade para que os dois integrem a seleção brasileira sub-20.

Os jovens santistas foram chamados ontem pelo técnico Valinhos para participar do Sul-Americano, no Uruguai, a partir de 5 de janeiro.

A apresentação dos atletas será na próxima segunda-feira, quando começa a preparação. Porém, segundo o coordenador de seleções da CBF, Américo Faria, os clubes que estiverem na final do Brasileiro poderão ceder os seus atletas 48 horas após o segundo confronto das finais (dia 15).

Antes de o Santos decidir a sua classificação, hoje à noite, com o Grêmio, o diretor de futebol do clube, Francisco Lopes, disse que não liberaria os dois, em caso de eliminação ou mesmo depois das finais. A decisão foi tomada após conversa com o técnico Leão.

"Não tem cabimento convocar o Diego e o Robinho para as categorias amadoras, a menos que seja para disputar os Jogos Olímpicos. Eles já fazem parte do profissional do Santos e podem servir a seleção principal", disse Lopes.

Para ele, liberar as duas estrelas atrapalharia o planejamento do time. Diego e Robinho teriam as férias comprometidas. O clube ainda teme que eles se machuquem atuando pela seleção.

Também seria afetada a pré-temporada do Santos, apesar de ela ainda não ter datas definidas. Como os jogadores terão no máximo um mês de férias, a fase de treinamento começaria com o Sul-Americano em andamento.

O torneio continental irá terminar no dia 28 de janeiro, quando a equipe já estará treinando. Os selecionáveis teriam de se juntar aos companheiros depois dessa data, caso o Brasil chegue à final, e o Santos teria de dar-lhes folgas.

Lopes conta com o apoio do presidente do clube, Marcelo Teixeira, para manifestar à CBF o posicionamento santista. "Ele deve conversar com o Ricardo Teixeira (presidente da CBF) e acertar tudo". O diretor disse que vai liberar William, 19, atacante santista que também foi convocado.

Segundo o dirigente, o atacante Bruno também teria sido chamado e estaria pronto para se apresentar, porém o jogador não aparece na relação de atletas convocados divulgada pela entidade.

Faria descarta a possibilidade de a seleção ficar sem os santistas. "O clube tem que lembrar que a participação desses jogadores nas seleções deu maturidade para eles jogarem no time de cima e se destacarem. A CBF prestou um serviço à equipe." Ele afirmou que não há punição prevista no caso de algum clube se recusar a atender a essa convocação. "Mas acredito que não teremos problemas".

Além do Santos, os outros semifinalistas também tiveram jovens chamados. O Corinthians vai ceder um jogador (Wendel), o Fluminense três (Fernando Henrique, Jancarlos e Carlos Alberto), e o Grêmio um (Elton).

Leia mais: Campeonato Brasileiro
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página