Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/12/2002 - 23h46

Futebol paulista decide o Brasileiro pelo décimo ano seguido

da Folha Online

Pela segunda vez nos últimos dez anos, o futebol paulista concentra a final do Campeonato Brasileiro, período em que pôs ao menos um finalista na decisão.

Corinthians e Santos começam a definir o campeão de 2002 neste domingo, às 16h, na Vila Belmiro, caso o clube comprove que o estádio comporta mais do que 25 mil torcedores.

Se não, a partida será no Morumbi, mesmo local da segunda partida, no domingo seguinte.

A equipe da Vila Belmiro suportou a pressão no Olímpico e conseguiu sofrer apenas um gol (podia perder por dois de diferença) e conquistou uma vaga na Libertadores-03.

Apesar da derrota, o Grêmio é o quarto e último representante brasileiro no torneio continental, graças à vitória corintiana, de virada, sobre o Fluminense por 3 a 2.

A classificação do time do Parque São Jorge foi bem mais sofrida. Jogando em casa, começou perdendo, empatou ainda no primeiro tempo e fez mais dois no segundo. No final, sofreu um e segurou as investidas do rival carioca.

Domínio paulista
A última vez que o Brasileiro viu uma final estadual foi em 1994, quando o Palmeiras bateu o Corinthians. O Estado ainda fez uma decisão local em outras quatro ocasiões: 91 (São Paulo x Bragantino), 90 (Corinthians x São Paulo), 86 (São Paulo x Guarani) e 78 (Guarani x Palmeiras)

Em 73, o clube do Parque Antarctica e do Morumbi também fizeram um jogo decisivo, valendo pela última rodada do quadrangular _o Palmeiras foi campeão.

O Rio foi a outra única unidade da Federação a ter duas equipes na final. Em 92, o Flamengo foi campeão sobre o Botafogo, e, em 1984, o Fluminense, sobre o Vasco.

O futebol paulista é o mais vencedor da história: 11 títulos, um a mais do que o Rio de Janeiro e cinco a mais do que o Rio Grande do Sul.

Apesar de ter dois rebaixados neste ano _Palmeiras e Lusa_, São Paulo conta ainda com o maior número de representantes no Brasileiro: seis.

Título de 2002
De um lado, o Santos tenta coroar o ano como time revelação e dono do futebol mais bonito do campeonato.

Com a menor média de idade da competição _22 anos_, tem encantado com a habilidade da dupla Diego/Robinho e um jogo veloz, mas tem a árdua tarefa de tirar a equipe da fila de 18 anos sem título e se redimir dos fracassos nas finais de 83 e 95.

O técnico Emerson Leão, que não tinha a ambição de ser finalista no início do torneio, tenta voltar por cima, após a malograda passagem pela seleção brasileira.

Já o Corinthians vai em busca do título de melhor time do ano. Campeão da Copa do Brasil e do Torneio Rio-São Paulo, precisa de duas vitórias para superar o desempenho do Cruzeiro.

O vencedor da Copa Sul-Minas e do Supermineiro e finalista da Copa dos Campeões tem 62,2% de aproveitamento dos pontos.

Com 61,9%, os comandados de Carlos Alberto Parreira chegariam a 63,1% e poderiam também acabar com dois tabus: ser o único campeão da Copa do Brasil e do Brasileiro no mesmo ano.

Leia também:

  • De vilão no Maracanã, Guilherme passa a herói no Morumbi
  • Santos perde, mas vai à final e à Libertadores-03
  • Santos não quer liberar Diego e Robinho à seleção sub-20
  • Guilherme se redime e desabafa
  • Corinthians e Santos têm objetivos distintos
  • Pela quinta vez na história, time derrotado no jogo de ida consegue ir à final
  • Diretoria do Santos temeu por rebaixamento
  • Romário vê do banco o Fluminense ser eliminado
  • Confira o site especial do Campeonato Brasileiro

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página