Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/12/2002 - 00h56

Pela 5ª vez, time derrotado no jogo de ida consegue ir à final

da Folha Online

Pela quinta vez, um clube conseguiu reverter um placar adverso em uma semifinal de Campeonato Brasileiro. Após perder o jogo de ida por 1 a 0 para o Fluminense, no Maracanã, o Corinthians garantiu nesta quarta-feira a vaga à final com uma vitória 3 a 2.

Esta foi segunda vez que o time paulista teve sucesso após sair perdendo neste tipo de disputa. Em 1994, após derrota para o Atlético-MG por 3 a 2, no Mineirão, fez 1 a 0 no jogo de volta e avançou à final.

Por coicidência, o Corinthians também fez uma final local em 1994: perdeu o título para o arqui-rival Palmeiras. Neste ano, a equipe de Carlos Alberto Parreira vai encarrar o Santos.

Nas outras edições do torneio, que tiveram semifinais decididas em duas partidas, somente o São Paulo (1981), o Vasco (1984) e Santos (1995) saíram perdendo, mas conseguiram a classificação no jogo de volta.

Em 1981, depois de perder no Rio para o Botafogo por 1 a 0, o time do Morumbi conseguiu uma vitória, dramática e de virada, por 3 a 2 sobre o Botafogo e se classificou para a decisão.

Em 1984, o Vasco caiu por 1 a 0 diante do Grêmio, no estádio Olímpico, mas, no jogo de volta, com um show de Roberto Dinamite, aplicou 3 a 0 no rival gaúcho e avançou à final contra o Fluminense.

O último que tinha alcançado tal proeza havia sido o Santos, que, em 1995, depois de perder a primeira partida para o Fluminense por 4 a 1, recuperou-se no estádio do Pacaembu com uma vitória de 5 a 2.

Curiosamente, São Paulo (81), Vasco (84), Corinthians (94) e Santos (95), que conseguiram reverter a desvantagem nas semifinais, acabaram perdendo na decisão do título.

Leia mais: Campeonato Brasileiro
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página