Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/12/2002 - 17h28

Guga faz maratona de treinos para encarar a próxima temporada de tênis

da Folha Online

Visando o retorno ao top ten do circuito da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais), o brasileiro Gustavo Kuerten está realizando uma maratona diária de 11 horas de treinos. A preparação está sendo realizada na Larri Passos Tênis Pro, que pertence ao seu técnico e é localizada em Camboriú, Santa Catarina.

Os treinos começam sempre às 7h30 e só terminam às 18h30. O tricampeão de Roland Garros quer estar bem preparado para encarar da melhor forma a temporada do circuito profissional, com o objetivo de voltar a conquistar títulos e passar a ser parte novamente do grupo dos dez melhores tenistas do mundo.

Kuerten ficará em Camboriú até o dia 1º de janeiro, data de seu embarque para a Nova Zelândia, onde irá disputar o Torneio de Auckland, que começa no dia 6 de janeiro e serve de preparação para o Aberto da Austrália, que inicia no dia 13 do mesmo mês.

Durante sua estadia na cidade catarinense, Gustavo Kuerten seguirá a mesma rotina, com exercícios diferentes em quadra e na sala de musculação.

Guga chega ao centro de treinamento às 7h30, toma café da manhã e após uma breve conversa com Larri Passos fica sabendo como será o treino do dia. Em seguida ele inicia o aquecimento, que dura uma hora e inclui corrida, alongamento e muitos exercícios com borracha. Depois disso inicia o bate-bola, que acontece durante três horas.

Após o treino com bola, Guga segue para a piscina, faz exercícios de relaxamento e almoça. Após a refeição Kuerten tem tempo para descansar até às 15h, quando volta a fazer mais duas horas de trabalho físico e massagem.

"São dias desgastantes e muito cansativos. Não é fácil acordar segunda-feira antes das 7h, só voltar para casa de noite e saber que ainda tem todos os dias da semana pela frente desta maneira. Mas, por outro lado e é assim que eu encaro, sei que são essas semanas aqui que vão me fazer chegar muito bem preparado para a temporada do ano que vem. Sei que quando estiver num jogo difícil vou lembrar que fiquei tantas horas na quadra aqui e que estou pronto para vencer", disse Guga, que é treinado por Larri desde 1989 e acompanhou toda a evolução do treinador e da academia.

Atualmente a Larri Passos Tênis Pro recebe 12 tenistas, muitos técnicos e o projeto Criança Feliz no Tênis, Feliz na Escola, com toda a estrutura necessária para receber tenistas de diferente níveis.

"Para mim não tem melhor lugar do mundo para treinar. A gente tem tudo que precisa aqui dentro, as quadras, agora tem a rápida também, sala de musculação, refeitório, sala de descanso, massagista, piscina, vestiários e a alegria de estar perto de casa. Lembro quando o Larri começou a construir, que a gente não conseguia imaginar o que isso aqui seria e ele aos poucos, foi acrescentando uma coisa aqui, uma ali e hoje tem esse centro de treinamento que é onde a gente se prepara para aguentar uma temporada inteira no circuito," explicou Guga.

Após ter se recuperado de uma cirurgia no quadril e ter ficado dois meses afastado das quadras, Guga se sente motivado e em forma para enfrentar a competições do ano que vem. Segundo o tenista, seu objetivo é voltar ao grupo dos top ten e acha que nunca esteve tão bem preparado para começar uma nova maratona de torneios.

"Acho que nos últimos cinco anos nunca consegui fazer uma preparação tão boa quanto essa e vou começar o ano na minha melhor condição. Quero voltar a ser um jogador top ten", declarou.

O treinador Larri Passo apoia seu pupilo. "Ele vai chegar na Nova Zelândia e na Austrália muito bem preparado, melhor do que nos últimos anos, até porque terminamos 2002 muito bem tecnicamente. Tive até que pedir para ele segurar um pouco a vontade dele de se superar em quadra, para não chegar ao pico antes do tempo", afirmou. "Quando a gente quer alguma coisa, tem que entrar de cabeça e acreditar que vai conseguir. Assim eu cheguei aqui e assim eu ensino para os jogadores", completou.

Leia mais: no especial de Tênis
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página