Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/12/2002 - 19h49

Leão obtém 100ª vitória como técnico e ratifica título de 1987

da Folha Online

O técnico santista Emerson Leão alcançou nos 3 a 2 sobre o Corinthians, neste domingo, no Morumbi, a centésima vitória como treinador na história do Campeonato Brasileiro e também ratificou o título obtido em 1987.

Em sua estréia como treinador, em 1987, o ex-goleiro levou o Sport ao título. No entanto, apesar da CBF reconhecer o clube pernambucano como campeão, o torneio ainda gera muita polêmica, pois a Copa União foi disputada em dois módulos _verde e amarelo.

Flamengo e Internacional, que foram finalista do Módulo Verde, recusaram-se a participar de um quadrangular contra Sport e Guarani, que deveria definir o campeão brasileiro, e a CBF reconhece o time pernambucano como ganhador.

Agora, no camando do Santos, Leão ratificou a conquista e também tornou-se no 12º treinador a alcançar a marca de 100 vitórias na principal competição do futebol brasileiro _o líder é Telê Santana, com 174 triunfos.

O seleto grupo reúne ainda o gaúcho Luiz Felipe Scolari, com 102, e Wanderley Luxemburgo, com 127. Luxemburgo está empatado com Rubens Minelli, e sua à frente, além de Telê, apenas Ênio Andrade (151) e Carlos Alberto Silva (154).

Leão, que totalizou 16 vitórias nos 31 jogos que o Santos fez no campeonato, superou o desempenho de 1997, quando obteve 15 triunfos com o Atlético-MG, que terminou em quarto.

O ex-goleiro faturou neste ano seu quinto título nacional. Além dos dois como técnico, Leão venceu como jogador duas vezes com o Palmeiras (1972 e 1973) e outra vez com o Grêmio (1981).

"Este título vai fechar algumas cicatrizes que me deixaram no ano passado", disse Leão, ainda ressentido da passagem pela seleção brasileira, quando foi demitido após poucos jogos.

Leia mais: Campeonato Brasileiro
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página