Esporte
17/04/2009 - 10h38

Trio de ferro desafia "síndrome" da maratona na semi do Estadual

Publicidade

JOSÉ RICARDO LEITE
da Folha Online

Corinthians, Palmeiras e São Paulo, conhecidos como o "trio de ferro" do Estado, desafiam uma "síndrome" do cansaço antes da disputa das semifinais do Campeonato Paulista, marcadas para este final de semana.

A fase final do Estadual tem os quatro grandes de São Paulo na disputa, e, destes, apenas o Santos não teve um compromisso no meio de semana antes do jogo decisivo na semifinal --quarta-feira, o Corinthians encarou o Misto, pela Copa do Brasil, enquanto o São Paulo visitou o Independiente de Medellin e o Palmeiras recebeu o Sport, ambos jogos válidos pela Taça Libertadores.

No entanto, o repetitivo discurso de atletas e treinadores de que a disputa simultânea de duas competições com jogos no meio e no final de semana atrapalha pode ser verificado se analisado o desempenho do trio de ferro nos momentos em que se depararam com duas competições em 2008.

Líder da primeira fase do Campeonato Paulista, o Palmeiras teve uma brusca queda de rendimento na competição quando realizou uma partida seguinte a um confronto pela Taça Libertadores. Sem contar o jogo de quarta-feira, foram cinco jogos disputados no torneio regional após um jogo pela competição sul-americana, com duas vitórias, dois empates e uma derrota, o que dá um aproveitamento de 46,6%.

Rivaldo Gomes/Folha Imagem
AGSP - Santos, SP, Brasil, 10/04/2009 - O time do Santos fez um leve treino, no CT Rei Pele, nesta tarde visando a primeira partida da semifinal do Campeonato Paulista de Futebol Serie A, contra o Palmeiras. Madson domina bola apos treino. foto: Rivaldo Gomes/Folha Imagem, Vencer) (OUT DIARIO/SP)
Meia Madson, que não jogou no meio de semana, treina no Santos

Até agora, em um total de 20 jogos na competição doméstica, o aproveitamento é de 73,3%, bem superior ao de quando jogou após uma partida da Libertadores.

O São Paulo não fica atrás e também teve uma brusca queda de performance quando jogou pelo Estadual após um confronto da Libertadores. Em quatro jogos, foram uma vitória, um empate e duas derrotas, com 33,3% de aproveitamento, exatamente a metade do que fez até agora no total de 20 jogos que fez pelo regional.

O Corinthians, que disputa a Copa do Brasil, enfrentou até agora uma maratona menor do que a de seus rivais, já que fez apenas um jogo "penetra" --fora o de quarta-feira-- no meio do Campeonato Paulista e ainda assim não venceu.

Depois de superar o Itumbiara pela Copa do Brasil, em uma quarta-feira, o time do técnico Menezes não passou de um empate contra o Palmeiras, por 1 a 1, no jogo seguinte, pelo Estadual, competição em que tem até agora um aproveitamento de 70%.

O Santos "agradece" o fato de ter a semana livre para treinamentos. "Esses dias vão ser bem proveitosos para ajustarmos os detalhes que faltam para esse jogo tão importante. Também é uma oportunidade para nos recuperarmos dessa sequência de jogos, que acaba sendo um pouco pesada", falou o meia-atacante Madson.

No próximo sábado, Palmeiras e Santos se enfrentam no Parque Antarctica. Com derrota por 2 a 1 no primeiro jogo e vantagem por melhor campanha, os palmeirenses precisam de uma vitória simples para se classificar.

A tarefa é a mesma que a do São Paulo, que no domingo recebe o Corinthians, no Morumbi, depois de ser derrotado por 2 a 1 no Pacaembu e precisa de uma vitória.

Comentários dos leitores
Joel Saraiva (140) 07/12/2009 14h37
Joel Saraiva (140) 07/12/2009 14h37
Ja vai tarde, chuta 5 ou seis, prá acertar uma no gol. Fora também com LUXEMBURGO, MARCELO TEIXEIRA. Santos FC VIDA NOVA. Joel Carlos de Almeida Saraiva, Investigador de Polícia, dos Altos do Jaraguá, São Paulo/SP sem opinião
avalie fechar
paulo arantes (3) 07/12/2009 08h18
paulo arantes (3) 07/12/2009 08h18
Acho que as mudancas no santos sao uma nova ocasiao de recomecar uma historia de sucessos.
O Teixeira nao obstante teve muitos méritos nos titulos conquistados nos anos 2000.
1 opinião
avalie fechar
João Decatarro (276) 06/12/2009 10h52
João Decatarro (276) 06/12/2009 10h52
Esse pai do Chiquinho 171, é mesmo um coitado. Ninguém entende o que ele escreve...
Ô Dóóóóó...
Deve ser por isso que ele não consegue publicar sua Bíblia...
Será que ele sabe que esse fórum é sobre futebol?
sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (333)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca