Erros do Santos ajudam a contar história do título do Corinthians
CAROLINA ARAÚJO
PAULO GALDIERI
TONI ASSIS
da Folha de S.Paulo
Foram mais os erros do Santos do que as virtudes da defesa corintiana que ajudaram o clube do Parque São Jorge a conquistar seu 26º título paulista. É o que mostram os números do clássico do Pacaembu.
O resultado em 1 a 1 refletiu o equilíbrio de domingo, segundo o Datafolha. Mas o time do litoral, que se lançou mais ao ataque porque precisava vencer por três gols de folga, mostrou-se menos eficiente.
O Santos teve aproveitamento de passes abaixo de sua média no campeonato, de cerca de 85%. Ontem, os santistas acertaram 79,6% de seus lances, contra um índice de sucesso de 84,9% dos corintianos.
O número de finalizações foi equilibrado entre as duas equipes. Mas o Corinthians foi mais eficiente nas tentativas de balançar as redes. De suas 13 chances, acertou sete e errou seis. Já o Santos teve 12 oportunidades, porém só acertou cinco no gol.
Nos cruzamentos, o time do litoral cruzou 31 vezes na área e só acertou cinco. Madson foi quem mais cruzou entre os santistas. Tentou nove bolas na área, mas só efetuou dois cruzamentos certos.
Os dois laterais responsáveis pelas jogadas pelas pontas também deixaram a desejar. Luizinho cruzou em sete oportunidades, porém somente duas encontraram um colega na área. O lateral esquerdo Triguinho foi ainda menos efetivo --cruzou errado nas duas tentativas.
Mesmo nos escanteios, o Santos não aproveitou sua supremacia. Teve dez escanteios a favor, contra apenas dois do time corintiano. Mas nenhuma das bolas alçadas na área balançou as redes de Felipe.
Já o drible foi um recurso eficiente que o Santos tentou usar para ludibriar a defesa corintiana. Madson foi o mais efetivo dos santistas, com oito dribles certos. Kléber Pereira acertou os três que tentou. E Neymar, dos sete dribles que deu, perdeu só dois.
Mas nem só os erros dos santistas contribuiram para o empate e, consequentemente, triunfo corintiano. A defesa do time da casa também ajudou a segurar o resultado favorável.
Isso se mostra claro na comparação defensiva das duas equipes. Em 90 minutos, o Corinthians efetuou 118 desarmes, contra 95 tentativas do rival.



avalie fechar
Em feliz Natal e um excelente Ano Novo, muita paz, saúde e sucesso. Espero que possamos comemorar muito, mas com paz, respeito e admiração, sem fanatismo. Somos privilegiados de torcer por um time que é uma verdadeira entidade, acima do próprio esporte, que provoca tanta paixão. Tomara também que os rivais saibam nos respeitar, que o debate se limite a bom humor e coleguismo pois o futebol só pode existir para nossa alegria. Chega de espetáculo lamentável! Chega de criminosos camuflados em camisetas de torcida! Me empolguei, Tchau.
avalie fechar
avalie fechar