Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/03/2003 - 23h02

Luís Fabiano marca três e deixa o São Paulo perto da final do Paulista

da Folha Online

O São Paulo cumpriu sua obrigação e goleou, com facilidade, a Portuguesa Santista por 5 a 0, no estádio do Morumbi, em São Paulo, na noite desta quinta-feira.

A história do jogo da primeira fase do Campeonato Paulista -que terminou empatado em 1 a 1- não se repetiu, pois o time de Oswaldo Oliveira foi superior durante todo o tempo e mereceu o resultado.

O destaque da partida foi o atacante Luís Fabiano, que marcou três gols. Kaká também teve boa atuação, apesar de não ter feito nenhum gol. Os outros dois foram marcados por Júlio Baptista e Itamar.

Com o triunfo, a equipe da capital paulista poderá perder por até quatro gols de diferença na partida de volta da semifinal, que será realizada no domingo, às 11h, na Vila Belmiro.

Para esta primeira partida, o técnico Pepe, da Portuguesa Santista, tentou reforçar a sua defesa para carimbar a classificação em Santos. Mas a tentativa foi em vão, pois somente neste jogo seu setor defensivo sofreu mais gols do que em todo as partidas anteriores pelo Paulista.

Nos sete jogos que havia realizado -seis da fase classicatória e um nas quartas-de-final-, a Santista havia tomado apenas dois gols.

O jogo

Contando com o retorno do meia-atacante Kaká, que não jogou as duas últimas partidas devido a uma lesão na coxa, o São Paulo tratou logo de impor o ritmo, visando o resultado positivo para não precisar decidir fora de casa.

Com o time da Baixada Santista mais recuado, a equipe comandada por Oswaldo de Oliveira aproveitou e foi para cima. Aos 2min, o lateral Gustavo Nery avançou pelo meio, tirou o zagueiro Zambiasi da jogada e chutou forte da entrada da área, mas a bola saiu por cima do gol de Maurício.

Três minutos depois o volante Fábio Simplício deu um grande susto na torcida são-paulina. Após tentar afastar uma bola de dentro da área, ele chutou em cima de Elizeu e a bola foi em direção ao gol. Rogério Ceni teve que se esticar todo para salvar os donos da casa.

A Portuguesa Santista não deixava o São Paulo chegar ao gol e o time da capital paulista começou a arriscar de fora da área. Aos 10min, Fábio Simplício bateu de fora da área e Maurício espalmou para o escanteio. Dois minutos depois foi a vez de Gustavo Nery e mais uma vez o goleiro salvou.

Aos 27min o São Paulo iniciou a goleada. Depois de o juiz Salvio Spínola Fagundes ter marcado falta técnica perto da área da Santista, Júlio Baptista cobrou a falta com violência e mandou a bola no ângulo esquerdo de Maurício, que chegou a tocar na bola.

Superior no jogo, os anfitriões não demoraram para ampliar. Aos 35min, Reinaldo deu uma bela assistência para Luís Fabiano, que ficou sozinho na área. Na saída de Maurício, o atacante deu um leve toque na bola, tirando o goleiro da jogada.

Quase no final do primeiro tempo a equipe do Morumbi chegou ao terceiro gol. Aos 41min, Ricardinho passou para Kaká, que recebeu dentro da área. O são-paulino tocou de calcanhar para Luís Fabiano, que só teve o trabalho de empurrar a bola para o fundo das redes.

Após o intervalo, o técnico Pepe tirou Elizeu para a entrada de Reinaldo, tentando dar mais movimentação ao ataque.

Mas a alteração não surtiu efeito, pois aos 17min o São Paulo fez mais um. Reinaldo recebeu na entrada da área e, deitado, tocou para Leonardo na direita. O lateral cruzou errado. Kaká salvou, e cabeceou para o meio. O atacante Luís Fabiano entrou sozinho e chutou para marcar seu terceiro gol.

Nos últimos minutos de jogo o time da capital paulista chegou ao quinto gol. Depois da cobrança de escanteio, Itamar, que havia entrado no lugar de Luís Fabiano, subiu mais que a zaga e cabeceou no chão, fazendo seu quarto gol no torneio.

Para o segundo jogo, o técnico Oswaldo Oliveira não poderá contar com Ricardinho, Gustavo Nery e Fábio Simplício, que receberam o terceiro cartão amarelo. Mas o volante chileno Maldonado voltará ao time após ter sido expulso contra o Santo André.

SÃO PAULO
Rogério Ceni; Leonardo, Jean, Régis e Gustavo Nery (Fabiano); Fábio Simplício, Júlio Baptista, Ricardinho e Kaká (Kleber); Reinaldo e Luís Fabiano (Itamar)
Técnico: Oswaldo de Oliveira

PORTUGUESA SANTISTA
Maurício; André Astorga (Nelsinho), Zambiase e Nenê; Adavílson, Vandir, Adriano, Fabrício (Clederson) e Souza; Rico e Elizeu (Reinaldo)
Técnico: Pepe

Local: estádio do Morumbi, em São Paulo
Juiz: Salvio Spínola Fagundes Filho
Cartões amarelos: Gustavo Nery, Ricardinho, Régis, Kaká, Reinaldo, Fábio Simplício, Vandir, André Astorga e Reinaldo
Gols: Júlio Baptista, aos 27min, Luís Fabiano, aos 35min e aos 40min, do primeiro tempo; Luís Fabiano, aos 17min, e Itamar, aos 41min do segundo tempo

Especial
  • Campeonato Paulista
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página