Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/10/2000 - 00h04

"Era Luxemburgo" só teve sucesso contra rivais insignificantes

Publicidade

da Folha Online

Wanderley Luxemburgo comandou a seleção principal em 32 partidas. Foram 20 vitórias, sete empates e cinco derrotas _aproveitamento de 70% dos pontos. Olhando apenas os números até parece um bom desempenho.

Mas a maioria das vitórias aconteceram contra rivais insignificantes, como Tailândia, Japão, Nova Zelândia e Arábia Saudita.

Quando teve pela frente adversários um pouco melhores, o Brasil se complicou e perdeu partidas importantes. Nas eliminatórias da Copa, sofreu as piores _para o Chile, por 3 a 0, e o Paraguai, por 2 a 1.
Na história, a seleção só havia perdido um jogo nesse torneio, para a Bolívia, por 2 a 1, em 1993.

Nas eliminatórias, o técnico escalou uma dupla de atacantes diferente a cada partida. O setor ofensivo só marcou após sete jogos, com o retorno de Romário, seu desafeto, na goleada por 4 a 1 sobre os bolivianos.

Nessa vitória, Romário marcou três vezes e declarou que seu grande sonho era disputar os Jogos Olímpicos de Sydney.

Luxemburgo, porém, afirmou que não levaria nenhum jogador acima de 23 anos (cada seleção tem direito a levar três "veteranos"), pois queria prestigiar os jogadores que foram campeões do Pré-Olímpico.

Em Sydney, a decisão acabou mostrando ser um erro. A seleção olímpica exibiu inexperiência e intranquilidade e perdeu a invencibilidade de 19 jogos (14 vitórias e 5 empates).

Primeiro, veio a queda frente à África do Sul. E, nas quartas-de-final, reviveu o pesadelo de Atlanta. Foi novamente eliminado na "morte súbita" por um país africano. Desta vez, o carrasco foi Camarões.

A eliminação aconteceu exatamente dois anos depois da estréia de Luxemburgo no comando da seleção. Em 23 de setembro de 98, o Brasil empatou em 1 a 1 com a Iugoslávia, em São Luiz (MA).

No geral, Luxemburgo comandou a seleção (olímpica e principal) em 55 partidas. Teve 36 vitórias, 12 empates e 7 derrotas.

Leia mais:
  • Luxemburgo não é mais técnico da seleção brasileira
  • Conheça o perfil dos técnicos mais cotados para assumir a seleção
  • Problemas de Luxemburgo com a Justiça são anteriores à seleção
  • Veja a cronologia completa da "era Luxemburgo"
  • Veja quais são os próximos jogos do Brasil nas eliminatórias
  • Luxemburgo não se destacou como jogador
  • Primeiro escândalo da carreira de Luxemburgo foi anterior à seleção
  • Confira algumas das frases polêmicas de Luxemburgo

    Leia mais sobre esporte na Folha Online


  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página