Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/06/2003 - 14h38

Wanderley Luxemburgo e Nelsinho Baptista se enfrentam em 5ª final

da Agência Folha

"Revelados" como treinadores na então inédita decisão caipira do Campeonato Paulista, Wanderley Luxemburgo e Nelsinho Baptista, 13 anos depois, enfrentam se pela quinta vez numa final. A partir deste domingo, pela Copa do Brasil, o agora técnico cruzeirense tenta aumentar a "vantagem" para 4 a 1 contra o flamenguista.

Na primeira vez que se cruzaram por um título, Luxemburgo saiu vitorioso sob o comando do Bragantino, que bateu na final de 1990 o Novorizontino, de Nelsinho, tornando-se a segunda equipe do interior a conquistar o Campeonato Paulista.

Depois disso, a carreira de Nelsinho parecia mais promissora. No segundo semestre, à frente do Corinthians, levou o clube de Parque São Jorge à primeira conquista de um Campeonato Brasileiro.

Já Luxemburgo teve de esperar até 1993 para se consagrar. Como técnico do milionário Palmeiras da era Parmalat, tirou o clube de um jejum de 17 anos numa decisão contra o arqui-rival Corinthians e o já agora "inimigo" Nelsinho.

"Nos damos bem, embora não frenquentemos os mesmos lugares", tenta desconversar o técnico Nelsinho sobre sua relação com o treinador do Cruzeiro. Ambos vêm "brigando" nos últimos anos pela utilização precursora de um software para tática de futebol.

Ainda no mesmo ano de 1993, o carioca Wanderley Luxemburgo, com 52 anos hoje, venceu novamente o paulista Nelsinho Baptista, 53, em decisão do Torneio-Rio São Paulo.

O atual técnico do Flamengo só foi bater o rival no ano de 1998, também num Campeonato Paulista, com o título do São Paulo sobre o Corinthians.

Mas a partir daquela final, o clube corintiano entraria, com o time montado por Luxemburgo, na fase mais vitoriosa de sua história: conquistaria os dois próximos Brasileiros e o Mundial da Fifa, em 2000.

Especial
  • Copa do Brasil
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página