Esporte
17/09/2009 - 18h00

Leia íntegra do bate-papo com Tatiana Cunha sobre o recente escândalo na F-1

Publicidade

da Folha Online

A jornalista Tatiana Cunha, repórter de automobilismo do caderno de Esporte da Folha, participou de bate-papo nesta quinta-feira (17) sobre o recente escândalo na F-1 envolvendo o piloto brasileiro Nelsinho Piquet e o chefe da Renault, Flavio Briatore, e a vitória de Rubens Barrichello no GP da Itália, realizado no último domingo.

Arquivo pessoal
A jornalista Tatiana Cunha, repórter de automobilismo do caderno de Esporte da *Folha*, conversa nesta quinta-feira com internautas
A jornalista Tatiana Cunha, repórter de automobilismo do caderno de Esporte da Folha, conversa nesta quinta-feira com internautas

Participaram do bate-papo 388 internautas. Veja a agenda de bate-papo do UOL .

O texto abaixo reproduz exatamente a maneira como os participantes digitaram suas perguntas e respostas.

*

Bem-vindo ao Bate-papo com Convidados do UOL. Converse agora com Tatiana Cunha sobre escândalos da F-1. Para enviar sua pergunta, selecione o nome do convidado no menu de participantes. É o primeiro da lista.

(05:02:25) Tatiana Cunha: Olá a todos, obrigada por participarem.

(05:02:31) tatilane pergunta para Tatiana Cunha: você se lembra do que o nelsinho piquet falou depois do gp de cingapura-2008? vc desconfiou de alguma coisa?

(05:03:21) Tatiana Cunha: Tatilane, me lembro bem daquele GP. O Nelsinho disse que estava já passando perto do muro e que naquela hora bateu. Mas que estava feliz que pelo menos sua equipe havia sido favorecida

(05:03:24) alecs fala para Tatiana Cunha: Como voces vem a conduta de Nelsinho, em aceitar uma ordem dessa

(05:04:30) Tatiana Cunha: Alecs, é difícil julgá-lo sem saber exatamente o que estava acontecendo na equipe. Ele ainda não havia renovado seu contrato para 2009 e não é qualquer um que pode dizer não ao chefe.

(05:04:33) pedrolins fala para Tatiana Cunha: OI TATIANA, SOU MUITO AMIGO DA SUA MAE MARA E UM FA DE FORMULA 1. GOSTARIA DE SABER SUA OPINIAO SOBRE A IMAGEM QUE O NELSINHO ESTA DENTRO DO CIRCO DA F1 APOS ESTE ESCANDA-LO. ELE AINDA TEM ALGUMA CREDIBILIDADE OU PERDEU TUDO PELO ATO INDECENTE QUE COMETEU?

(05:06:03) Tatiana Cunha: Oi Pedrolins. Depois de tudo que veio à tona, a imagem do Nelsinho está bem arranhada na F-1. Antes do escândalo estourar sua continuidade já era complicada, agora acho que ficou quase impossível.

(05:06:09) jorge fala para Tatiana Cunha: ha uns anos o rubinho deu a vitoria pro alemao, agora o nelsinho bate a pedido da equipe. nao ha regras que impeçam esse tipo de conduta dos contrutores?

(05:07:04) Tatiana Cunha: Jorge, depois do que ocorreu com o Barrichello na Áustria, a FIA proibiu o jogo de equipe na F-1. Agora a renault será julgada por isso.

(05:07:09) marcio fala para Tatiana Cunha: ola tati... Pode-se comparar o que o Nelsinho fez ao bater o carro propositadamente com o ato do Schumacher quando jogou seu carro contra o carro de damon hill para vencer o campeonato.... ou seja, ambos tem o mesmo grau de irresponsabilidade. obrigado

(05:08:33) Tatiana Cunha: Marcio, acho que o caso do Nelsinho é diferente por alguns motivos. O primeiro ele se colocou em risco. Segundo ele envolveu os demais pilotos. No caso do Schumacher e mesmo Senna e Prost, foi uma coisa entre os dois _apesar de errada.

(05:09:04) maluca fala para Tatiana Cunha: oi, tatiana! acha que o nelsinho enterrou sua carreira ou ainda ha esperança?

(05:09:46) Tatiana Cunha: Maluca, acho que na F-1 o Nelsinho só corre se o pai comprar um time ou uma vaga. Ele já não era bem visto na categoria antes mesmo deste escândalo.

(05:10:46) Joao fala para Tatiana Cunha: Ate que ponto podemos dizer que a F-1 acabou para o Nelsinho?

(05:12:00) Tatiana Cunha: Joao, a F-1 é um esporte que envolve muito dinheiro, portanto acho que não podemos decretar o fim da carreira do Nelsinho porque há mais coisa envolvida na contratação de um piloto que apenas talento. Mas ficou bem mais complicado agora.

(05:12:12) Tita fala para Tatiana Cunha: Tatiane, o Nelsinho era bem visto na F-1?

(05:13:12) Tatiana Cunha: Tita, o Nelsinho não era muito bem visto na categoria não só pelos resultados, que não foram expressivos, mas também por sua postura, muitas vezes arrogante.

(05:13:18) CAFÉ COM F1 fala para Tatiana Cunha: Tatiana, você tem uma das profissões mais invejadas do mundo! Conta um pouco da rotina dos fins de semana!!!

(05:14:44) Tatiana Cunha: Café com F1, cobrir a F-1 é bem legal, mas também cansativo. A cada semana estamos num lugar do mundo e os dias são bastante longos, pois trabalhamos no horário local e no do Brasil também. Geralmente chego na quarta-feira e na segunda volto para o Brasil. Quando é dobradinha, fico direto.

(05:14:50) espíndola fala para Tatiana Cunha: olá, você acredita que a renault vai ser punida?
(05:16:04) Tatiana Cunha: Espíndola, acho que o fato de Briatore e Symonds terem sido afastados foi uma tentativa de o time reduzir sua punição. Mas com tudo o que foi mostrado, acho que a FIA terá de punir a equipe para manter a credibilidade no esporte.

(05:16:04) Fausto fala para Tatiana Cunha: O Nelsão, pagou pelo que falava do Barrichello, quando dizia que ele era péssimo, pois sempre ficava atrás do Shumi. Agora que viu o filhinho dele sempre atrás do Alonso, deve ter percebido que na F1 atual, quando há preferencia por um piloto, as coisas ficam complicadas para o outro, não acha?

(05:17:46) Tatiana Cunha: Fausto, para o Nelsinho sempre foi muito complicado ser companheiro de equipe do Alonso. Pelo que sabemos, o espanhol precisa ter a equipe sempre a seu lado. Na McLaren, quando disputou a atenção com Hamilton, deu no que deu. Além disso, o Alonso é um excelente piloto e complicou as coisas para o Nelsinho, que tinha pouca experiência num F-1.

(05:18:05) Gonçalves fala para Tatiana Cunha: boa tarde - lendo agora sobre a falta do Briatorre, o Piquet nao admite nem pelas portas dos fundos? E seu filho, que aceritou a farsa? Em minha opinião ambos devem ser banidos da F1

(05:18:43) Tatiana Cunha: Gonçalves, para revelar o que sabia, o Nelsinho ganhou imunidade da FIA.

(05:18:55) fredsalazar fala para Tatiana Cunha: não é mto estranho essa historia vir a tona somente agora? a batida levantou suspeitas no padock e, como o piquet pai mesmo disse, a posição de largada do Alonso, a batida logo apos a parada dele. Se procurar mta merda vai aparecer... seria a ponta do iceberg das tramoias na F1?

(05:20:01) Tatiana Cunha: Fredsalazar, certamente esta não é a única armação a ter acontecido na F-1. Mas a repercussão negativa que deve deve inibir quem pensava em fazer o mesmo que Nelsinho.

(05:20:32) renatinha fala para Tatiana Cunha: Boa Tarde! Vc acredita que a imagem dos pilotos brasileiros pode ficar comprometida no circuito? Já que o Barrichello deixou o Schumi ultrapassá-lo e agora essa no Nelsinho.

(05:21:19) Tatiana Cunha: Renatinha, acho que este caso não tem nada a ver com a nacionalidade do piloto e sim com seu caráter.

(05:21:31) CQC fala para Tatiana Cunha: Shumacher já fez issso em monaco deixando o carro de lado na curva, vc lembra desse fato? foi uma batida nada haver, e o pessoal ficou até suspeitando dele.

(05:22:37) Tatiana Cunha: CQC, o Schumacher esteve envolvido em muitas polêmicas, inclusive esta em Mônaco, quando "estacionou" seu carro para que o Alonso não marcasse tempo na classificação.

(05:22:43) FabioSPX fala para Tatiana Cunha: Olá Tatiana, posso estar enganado, mas nos dois últimos escândalos da F1, o Fernando alonso estava por perto, na Mclaren qdo o engenehiro da Nigel Stepney forneceu detalhes técnicos para a escuderia rival, e agora na Renault ele tb está por perto, o que vc acha?

(05:24:02) Tatiana Cunha: FabioSPX, sim, o Alonso estava envolvido neste caso da espionagem também. Foi ele quem deu à FIA emails que provavam que muita gente na McLaren tinha tido acesso a dados da Ferrari.

(05:24:26) @ZehNeto fala para Tatiana Cunha: Tatiana, primeiramente sou um dos q acompanham teu belissimo trabalho cobrindo a f1, vc nao acha de um grande moralismo e inocencia das pessoas condernar nelsinho cegamente? como sabemos, na f1 ja teve varios acidentes propositais, e pelo visto todos esqueceram, bjos

(05:25:56) Tatiana Cunha: @ZehNeto, concordo com vc. Já houve muita armação na F-1 e o Nelsinho foi simplesmente o último protagonista. Como disse o Ecclestone, a categoria já sobreviveu à morte do Senna, à aposentadoria do Schumacher. Este vai ser mais um escândalo em breve.

(05:25:56) danilo fala para Tatiana Cunha: Oi Tatiana, todo esse escandalo envolvendo, msm inderetamente o Alonso pode atrapalhar sua ida pra Ferrari em 2010?

(05:26:51) Tatiana Cunha: Danilo, muita gente dá como certa sua ida para a Ferrari. Acho que isso na verdade poderia até ajudar, já que a renault sem Symonds e Briatore ficará certamente mais fraca.

(05:26:57) Tulio fala para Tatiana Cunha: Olá...Tatiana vc acha que este episódio poderá prejudicar os demais pilotos brasileiros sobretudo os novatos que vem por aí

(05:27:27) Tatiana Cunha: Tulio, acredito que não. Como eu disse, isso não tem nada a ver com a nacionalidade do piloto.

(05:27:39) Alexandre fala para Tatiana Cunha: Boa tarde, e dentro da Reunalt, além da demissão de Briatore que ações internas estão sendo tomadas. E como fica a empresa mãe para reverter a má-imagem?

(05:28:33) Tatiana Cunha: Alexandre, a Renault já está há alguns anos revendo seu envolvimento com a F-1. Este escândalo pode apenas ser o que faltava para que eles decidam cortar o investimento de cerca de 350 milhões de euros anuais.

(05:29:03) JFS fala para Tatiana Cunha: Quais dados da telemetria do carro comprovam a acusação?

(05:29:45) Tatiana Cunha: JFS, a telemetria indica que Nelsinho acelerou após bater, mas isso não comprova que a batida foi premeditada por isso.

(05:29:51) Thales fala para Tatiana Cunha: Vc tem conhecimento sobre o episodio do Massa ter pedido satisfação pro briatore depois da corrida,dizendo que isso não se faz,isso aconteceu mesmo,dele imediatamente ter questionado o ocorrido?

(05:30:39) Tatiana Cunha: Thales, pelo que me disseram o Massa teria tirado satisfações om o Briatore sim.

(05:30:45) Mike fala para Tatiana Cunha: Tatiana, é verdade que o Piquet pai não sabia de tudo antes, só ficou sabendo depois?

(05:31:33) Tatiana Cunha: Mike, não sei se isso é verdade. Pelo que o Nelsinho disse em seus depoimentos, ele havia contado para um amigo que estava em Cingapura no dia. Mas ele não especificou quando contou ao pai.

(05:31:39) glau fala para Tatiana Cunha: na sua opinião, justifica-se a atitude do Nelsinho?

(05:32:40) Tatiana Cunha: Glau, a atituide do Nelsinho certamente foi antiesportiva.

(05:35:59) tatilane fala para Tatiana Cunha: vc escreve muito bem e tem muito conhecimento do assunto. para cobrir f-1 como vc é preciso fazer uma curso de especialização?

(05:36:29) Tatiana Cunha: Tatilane, obrigada. Não fiz nenhum curso. Apenas leio muito e acompanho tudo o que posso sobre o esporte.

(05:36:35) @ZehNeto fala para Tatiana Cunha: Nelson Piquet pai acabou com o Briatore, praticamente deu game over pro italiano, acha q Briatore esta armando um contra ataque? Acha que Nelsão nao tem uma carta na manga? Tipo, pra ele colocar o filho nun escandalo tao grande ele deve ter algumas garantias para o futuro?

(05:37:41) Tatiana Cunha: @ZehNeto, esta é a pergunta que todos estamos nos fazendo. Talvez o preço para derrubar o Briatore tenha sido o fim da carreira do filho. Temos de esperar para ver.

(05:37:47) seucoca fala para Tatiana Cunha: O que você acha o vai acontecer no julgamento deste incidente no dia 21?

(05:38:41) Tatiana Cunha: Seucoca, imagino que haja algum tipo de punição à Renault. Espero pelo menos uma multa e talvez a perda dos pontos daquele Mundial.

(05:38:47) Chico Bravo fala para Tatiana Cunha: Acompanho a F1 desde 1981, de lá para cá muita coisa mudou, claro, mas a maior mudança que vi é que acabou a esportividade, todos querem saber só dos lucros, dinheiro, etc. vc não acha que isso motivou o Sr.Briatore, já que é sabido que ele usa casa de apostas.

(05:40:05) Tatiana Cunha: Chico Bravo, o Briatore sempre esteve envolvido em boa parte das polêmicas da F-1. Desde de a época do Schumacher na Benetton.

(05:40:11) Thales fala para Tatiana Cunha: Vc tem conhecimento sobre o episodio do Massa ter pedido satisfação pro briatore depois da corrida,dizendo que isso não se faz,isso aconteceu mesmo,dele imediatamente ter questionado o ocorrido?

(05:40:35) Helymar fala para Tatiana Cunha: Será que não há nada de irregular tb na ultrapassagem do Hamilton sobre o Glock no GP Brasil do ano passado?

(05:41:11) Tatiana Cunha: Helymar, quem viu os pneus do Glock depois de parar seu carro em Interlagos tem certeza de que não houve nada de irregular.

(05:41:11) tatilane fala para Tatiana Cunha: o que o luca badoer está fazendo? continua piloto de teste da ferrari?

(05:41:53) Tatiana Cunha: Tatilane, ele estava em Monza, mas apenas passeando. Acredito que ele não irá mais sentar numa Ferrari tão cedo.

(05:42:05) Corleone fala para Tatiana Cunha: Tatiana, que equipes teriam vantagem nas próximas corridas? Brawn corre para ganhar todas ou McLaren/Ferrari estarão mais forte?

(05:43:00) Tatiana Cunha: Corleone, a Brawn deve ir bem em Cingapura, Brasil e talvez Abu Dhabi. No Japão deve estar frio, o que em tese favorece a Red Bull.

(05:43:00) deco fala para Tatiana Cunha: Boa tarde. Mesmo com o Nelsinho tendo recebido imunidade da FIA, ele poderiar ser condenado em uma outra corte, que não a esportiva, pelo que fez?

(05:43:54) Tatiana Cunha: Deco, o Briatore e a Renault entraram na Justiça comum na França contra ele e o pai. O resultado ainda não saiu.

(05:44:00) marcos fala para Tatiana Cunha: O Nelsinho tem bom relacionamento com Barrichelo e Massa?

(05:44:42) Tatiana Cunha: Marcos, ele tem um bom relacionamento com os dois. Em Monza ele inclusive maandou os parabéns para o Barrichello pela vitória.

(05:44:54) Ronaldo fala para Tatiana Cunha: Tatiana, Sendo o Briatore dono da escuderia Renault na F1, porque a escuderia pode ser salva com a saida dele mesmo ele sendo o dono? A Renault não é apenas fornecedora de motores para a equipe dele?

(05:45:54) Tatiana Cunha: Ronaldo, na verdade a Renault é a dona da equipe. O Briatore é apenas o chefe. Sua saída é uma maneira de dizer à FIA que o time não tinha nada a ver com a armação, que foi algo do Briatore.

(05:45:54) alecs fala para Tatiana Cunha: como vc ve a formula 1 atual? talento ou dinheiro dao a vaga a um piloto?

(05:46:36) Tatiana Cunha: Alecs, infelizmente hoje o dinheiro conta muito. Às vezes mais que o talento.

(05:46:54) FabioSPX fala para Tatiana Cunha: Hipoteticamente, estando o Alonso na Ferrari junto com o Felipe, vc acha que ele terá status de primeiro piloto? E na pista quem será mais rápido?

(05:48:01) Tatiana Cunha: FabioSPX, desde que o Schumacher saiu do time, não há mais primeiro e segundo piloto. Acho que deve ser uma briga boa, porque o Massa não vai deixar barato pro Alonso. Italianos, brasileiro e espanhol...

(05:48:07) DynastesMarinho fala para Tatiana Cunha: O que acha do futuro do Nelsinho? Acho que ele consiguirá competir novamente? A CBA já disse que irá aguardar o pronunciamento da FIA sobre o caso

(05:48:43) Tatiana Cunha: DynastesMarinho, acho que o Nelsinho vai tentar a sorte em outra categoria, talvez nos EUA.

(05:48:43) Sandro Varela fala para Tatiana Cunha: Olá Tatiana, no atual momento do campeonato, o Button é capaz de sustentar essa diferença que tem para o Rubens Barrichello?

(05:49:38) Tatiana Cunha: Sandro Varela, o Barrichello vem crescendo nos últimos GPs enquanto o Button deu uma parada. Foi o segundo em Monza e agora temos que ver como ele vai se comportar nesta fase decisiva. Mentalmente o Barrichello está forte.

(05:49:38) abbott fala para Tatiana Cunha: O que você acha das perspectivas futuras de Nelson Ângelo na F1? Acredito que a agravante no caso do Nelsinho em relação casos de jogo de equipe no passado tenha sido o fato de ele ter posto em risco a sua segurança bem como a de outros competidores (embora o citado caso de M. Schumacher em Mônaco tenha, igualmente, envolvido algum risco). Além disso, tratou-se de um caso flagrante de manipulação de resultado, atingindo não apenas os pilotos de uma mesma equipe (Hakkinen/Coulthard; Schumacher/Barrichello), mas toda a classificação.

(05:50:38) Tatiana Cunha: abbott, precisamos esperar o julgamento desta segunda para ver o que vai acontecer com o Nelsinho. mas repito que acho difícil ele voltar à F-1.

(05:51:50) marcos fala para Tatiana Cunha: O fato do nelsinho usar este episodio como puro ato de vigança não demonstra um caráter muito questionável? pois certamente ele não revelaria nada se nao tivesse perdido a vaga.

(05:51:56) LUIZ FELIPE fala para Tatiana Cunha: Boa tarde, Tatiana! Percebo que a FIA quer imunizar o Nelsinho Filho, fundamentando que, por ele ter "dedurado" a Renault, está a salvo de qualquer responsabilidade. Sendo que eu não acredito nisso. Ele obviamente tinha a opção de não provocar o acidente, mas, optando por "obedecer", assim o fez. O que vc acha? Nelsinho tem razão em ficar imune unicamente pq dedurou o jogo sujo?

(05:53:26) Tatiana Cunha: marcos e LUIZ FELIPE, não é novidade a FIA proteger os dedo-duros. Fez isso com Alonso em 2007, quando ele dedou sua própria equipe, a McLaren. Só acho que o Nelsinho demorou muito para contar o que tinha acontecido. Esperou ser demitido...

(05:53:32) Pecador fala para Tatiana Cunha: Esta história que o Nelsinho é gay, tem fundamento? A mídianão levou isso muito a serio...

(05:54:32) Tatiana Cunha: Pecador, pelo que se comenta no paddock, Nelsinho seria o último piloto a ser gay do grid, mas não tenho como saber.

(05:54:38) juuu fala para Tatiana Cunha: Oi Tatiana, Qual é a porcentagem do Rubinho ser Campeão?

(05:55:14) Tatiana Cunha: juuu, tudo vai depender das próximas corridas. Ele tem 14 pontos a menos e 40 em jogo.

(05:55:20) Reckoner fala para Tatiana Cunha: Em média, quantos que uma equipe ganha por vitória na F1?

(05:55:50) Tatiana Cunha: Reckoner, os times ganham pela colocação no campeonato.

(05:56:02) Marco pergunta para Tatiana Cunha: Um limite financeiro para as equipes não ajudaria a diminuir os escândalos na categoria?

(05:56:20) Tatiana Cunha: Marco, não vejo relação de uma coisa com a outra.

(05:56:20) tatilane fala para Tatiana Cunha: qual a avaliação que vc faz do kers nessa temporada de estreia?

(05:57:39) Tatiana Cunha: tatilane, o Kers não foi o sucesso que a FIA esperava. Tanto que apenas Ferrari, McLaren e Renault ainda usam o sistema. Para o ano que vem ele não será obrigatório outra vez.

(05:57:51) Luca fala para Tatiana Cunha: E o Massa, volta quando? vai continuar na ferrari? eu li que ele deve perder o lugar pro alonso, é verdade?

(05:58:27) Tatiana Cunha: Luca, a Ferrari garante que ele estará 100% na primeira corrida em 2010. Acho que se alguém for perder a vaga será o Kimi.

(05:58:39) Marco pergunta para Tatiana Cunha: Acha que Nelsinho pode ficar limitado agora ao automobilismo nacional, correndo na Stock, por exemplo?

(05:59:03) Tatiana Cunha: Marco, ou automobilismo nacional ou talvez Indy.

(05:59:27) Bianca Moura fala para Tatiana Cunha: QuaQuais pilotos brasileiros você acredita que estarão no campeonato do ano que vem? O Pizzonia? O Senna? O DiGrassi? O Nelsinho? Nenhum deles?

(06:00:03) Tatiana Cunha: Bianca Moura, acho que o Bruno Senna e o Lucas di Grassi são os que têm mais chances.

(06:00:15) Tatiana Cunha: Obrigada a todos por participarem! Até a próxima.

(06:00:33) Moderadora - UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença de Tatiana Cunha e de todos os internautas. Até o próximo!

Comentários dos leitores
COMEÇOU BEM, NÓS BRASILEIROS ESPERAMOS QUE NÃO FIQUE SÓ NA NUMERAÇÃO!!! POIS ESTAMOS CANSADOS, POIS TODOS OS ANOS SOMOS COTADOS PRA GANHAR O TÍTULO DA F1, MAS NÃO SEI O QUE ACONTECE QUE NÃO CONSEGUIMOS. EU SÓ ESPERO QUE NÃO FALEM NOVAMENTE QUE O BARRICHELO VAI DISPUTAR O TÍTULO ESSE ANO... PIADA TEM HORA!!! SE FOR CONTAR AS VEZES QUE O BARRICHELO ENTROU PRA GANHAR, ELE ULTRAPASSA O ALEMÃO!!! O SENNA FICA NO CHINELO. O DURO É QUANDO ELE (BARRICHELO) DESLIGA O VIDEOGAME!!!
JOSÉ
sem opinião
avalie fechar
Luis Donadio (68) 30/11/2009 12h26
Luis Donadio (68) 30/11/2009 12h26
Fiquei surpreso com a participação do Vitor Meira, que não facilitou pra ninguém nas duas baterias. Realmente, não esperava essa "fome" de pista que ele mostrou por lá. Os destaques, além de Schumacher, campeão do evento, foi o próprio Massa que andou barbaridade (se tivesse largado em melhor posição na primeira bateria, poderia ter vencido o desafio), o Meira (já comentei acima) e o Liuzzi (que já foi campeão mundial de kart).
Dá pra notar que o pessoal da Stock nem apareceu no vídeo direito...
sem opinião
avalie fechar
gilberto scarpa (111) 30/11/2009 08h53
gilberto scarpa (111) 30/11/2009 08h53
óia aqui eu de novo, sou o forzan , injuriado com o tal do squinzari , mais conhecido nas noites paulistanas como squiziterrimo, que dá pitaco em todos os setores do mural... outro amigo aí contou que num só dia - domingo 29/ 11 - o tal do squiziterrimo deu 20 pitácos, chutou seus venenos em todos os setores!!! ecletico ele não ? SERÁ QUE ELE PERTENCE AO QUADRO DE MODERADORES DESTE MURAL ??? É A SE CONFIRMAR ?? 11 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1949)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca