Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/09/2009 - 10h01

Norte-americano Arreola luta em casa por título dos pesados

Publicidade

EDUARDO OHATA
da Folha de S.Paulo

Envolto sob a sombra de um dos maiores escândalos de doping da história, o da Balco, Chris Arreola será o primeiro americano em três anos a lutar em casa por um título mundial dos pesados. Todos os cinturões da categoria estão em poder de atletas do leste europeu.

Arreola pega hoje à noite, em Los Angeles (EUA), o campeão pelo Conselho Mundial de Boxe, o ucraniano Vitali Klitschko, 38, cujo cartel profissional inclui 37 vitórias e 2 derrotas.

Os demais títulos dos pesados estão com o irmão de Vitali, Wladimir (FIB e OMB) e com o russo Nikolai Valuev (AMB).

Há até pouco tempo, Arreola, quando subia aos ringues, exibia pneuzinhos. Apesar de estar invicto em 27 combates e ter vitórias sobre adversários promissores, que o elevaram a primeiro do ranking do CMB, a imprensa passou a criticá-lo por seu mau condicionamento.

Sabedor da má fama, Arreola pregou peça na mídia: subiu na balança com pesos presos sob a camisa, o que deu a impressão que estaria com 126 quilos. Logo depois, sorrindo, tirou a camisa para revelar a brincadeira.

Com 114 quilos --nove a menos do que em seu último combate--, o "Pesadelo" Arreola demonstrou estar em forma.

Porém o responsável pelo novo físico de Arreola é o condicionador físico Derryl Hudson, ligado ao escândalo da Balco, Balco, laboratório apontado como fornecedor do THG para atletas como os velocistas Marion Jones e Dwain Chambers.

O ex-campeão Shane Mosley, cujo nome aparecia na lista de clientes da Balco, testemunhou que foi Hudson que lhe aplicou substâncias proibidas, sem seu conhecimento. Uma ação judicial segue em andamento.

Arreola tenta minimizar os efeitos da preparação, que incluiu dieta e corrida. "O boxe não é concurso de fisioculturismo'', resumiu o pugilista, que é o campeão americano.

NA TV - Klitschko x Arreola, ESPN Brasil, ao vivo, às 22h30

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página