Jogos-2016 encerram complexo de inferioridade do Brasil, diz Lula
da Folha Online
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira que a escolha do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos-2016 faz com que o Brasil encerre sua "mania de ser pequeno". Emocionado, o presidente chorou em Copenhague, na Dinamarca, palco do pleito, e afirmou que o país tem uma oportunidade única para mostrar que é uma grande nação.
"Sempre achei que havia uma coisa que faltava para o Brasil. Somos um país que foi colonizado. Por esse fato, tínhamos mania de 'ser pequeno'. Mania de não sermos importantes. Achávamos que os outros podíamos e nós podíamos", afirmou Lula.
- Rio vence disputa por Jogos-2016 com projeto mais caro entre as finalistas
- Legado do Pan-2007 ajuda Rio a vencer campanha por Jogos
- Madrilenos lamentam derrota para o Rio na disputa pelos Jogos-2016
- Veja a repercussão da Olimpíada-2016 no Rio na imprensa internacional
"O Brasil ganhou definitivamente sua cidadania internacional. Nós não somos mais de segunda classe, somos de primeira classe", acrescentou o presidente.
Durante o discurso do presidente do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), Carlos Arthur Nuzman, Lula chorou. Na sequência, este afirmou que hoje é talvez o dia mais emocionante que viveu.
"Pensei que não tinha mais motivo para ter emoção na vida. Já me encontrei com tantas pessoas, participei de tantos eventos. Hoje é talvez o dia mais emocionante da minha vida, um dia em que senti muito mais orgulho de ser brasileiro do que já sentia."
Lula disse ainda que alguns dos componentes da delegação brasileira na Dinamarca deram-se por derrotados quando avistaram o avião do presidente norte-americano Barack Obama, principal embaixador da campanha da cidade de Chicago e primeiro presidente dos EUA a comparecer em uma eleição de sede olímpica.
"Disse que, se ele [Obama] não viesse, eu iria ganhar. Ele veio e, quis Deus, eu ganhei mesmo assim."
Chicago foi eliminada logo na primeira rodada de votos da eleição. Na segunda, Tóquio ficou de fora. Rio e Madri fizeram a final, com 66 votos a 32 a favor da cidade brasileira.
Leia mais sobre Rio-2016
- Rio de Janeiro vence eleição e será sede dos Jogos Olímpicos de 2016
- Rio vence disputa por Jogos-2016 com projeto mais caro entre as finalistas
- Legado do Pan-2007 ajuda Rio a vencer campanha por Jogos
- Madrilenos lamentam derrota para o Rio na disputa pelos Jogos-2016
- Veja a repercussão da Olimpíada-2016 no Rio na imprensa internacional
Leia mais sobre Esporte
- Técnico Mano escala Corinthians com Edno na vaga de Defederico em treino
- Diretoria do São Paulo pode multar os jogadores Washington e Hugo
- Contundido, Juan é cortado dos últimos jogos das eliminatórias da Copa
- Hamilton rebate Massa e diz que seu título em 2008 foi justo
- Sharapova vai a final em Tóquio e está a um jogo de fim de jejum
Especial
- Leia o que já foi publicado sobre o Rio de Janeiro-2016
- Navegue no melhor roteiro de cultura e diversão da internet
Livraria


A proposito quem é essa Oprah que ele falou? Não vejo programa americano!!
Pode ser que ele esteja pensando na Colombia..pois pra americano burro, america do sul é um país só hahaha
avalie fechar
Tenho medo sim, das Olimpiadas, pela violência do Rio, pelo desvio de dinheiro....Mas sabe como é, só eu posso falar mal de quem eu amo....OK!
avalie fechar
avalie fechar