Esporte
14/10/2009 - 18h00

Portugal bate Malta e disputa repescagem para Copa-2010

Publicidade

da Folha Online

Sem seu principal jogador, o meia-atacante Cristiano Ronaldo, Portugal derrotou Malta nesta quarta-feira por 4 a 0 e conquistou uma vaga na repescagem europeia para a Copa do Mundo-2010, na África do Sul. Os portugueses ficaram com a segunda colocação do Grupo 1, atrás da Dinamarca, que se classificou diretamente.

O time de Carlos Queiroz, que jogou na cidade de Guimarães, venceu nesta quarta com gols de Nani, Simão, Miguel Veloso e Edinho. Os brasileiros naturalizados portugueses Deco, Pepe e Liedson foram titulares da partida.

Portugal jogou sem Cristiano Ronaldo, atual melhor do mundo. Na rodada passada das eliminatórias --vitória de 3 a 0 sobre a Hungria--, o jogador voltou a sentir uma lesão tornozelo, no mesmo local que já havia se contundido.

Apenas o primeiro colocado de cada um dos nove grupos das eliminatórias europeias se classifica diretamente para a Copa. O Grupo 1, de Portugal, que fez 19 pontos, terminou com a Dinamarca na liderança, com 21.

Suécia e Hungria, que ainda contavam com combinações de resultados --incluindo um tropeço de Portugal--, venceram, mas ficaram de fora. Além de Malta, a Albânia fez parte do grupo.

Os portugueses se juntam agora a Rússia, França, Irlanda, Grécia, Eslovênia, Bósnia e Ucrânia, no formato de mata-mata. Os quatro países que triunfarem conquistam vaga no Mundial.

A Rússia, já classificada para a repescagem, empatou com o Azerbaijão em 1 a 1 fora de casa, com gol de Arshavin, que joga pelo londrino Arsenal. No Grupo 4, a Alemanha ficou com a vaga direta.

A França fechou sua participação com uma vitória de 3 a 1 sobre a Áustria, em casa, com gols de Benzema, Henry e Gignac. O líder do Grupo 7 foi a Sérvia.

No Grupo 8, após levar dois gols do Chipre, jogando em casa, a já classificada Itália virou o jogo e venceu por 3 a 2 nesta quarta. O atacante Gilardino fez os três gols italianos.

Grupo 1
Portugal 4 x 0 Malta
Suécia 4 x 1 Albânia
Dinamarca 0 x 1 Hungria

Grupo 2
Grécia 2 x 1 Luxemburgo
Letônia 3 x 2 Moldova
Suíça 0 x 0 Israel

Grupo 3
San Marino 0 x 3 Eslovênia
República Tcheca 0 x 0 Irlanda do Norte
Polônia 0 x 1 Eslováquia

Grupo 4
Alemanha 1 x 1 Finlândia
Azerbaijão 1 x 1 Rússia
Liechtenstein 0 x 2 País de Gales

Grupo 5
Turquia 2 x 0 Armênia
Bósnia 2 x 5 Espanha
Estônia 2 x 0 Bélgica

Grupo 6
Andorra 0 x 6 Ucrânia
Cazaquistão 1 x 2 Croácia
Inglaterra 3 x 0 Belarus

Grupo 7
França 3 x 1 Áustria
Romênia 3 x 1 Ilhas Faroe
Lituânia 2 x 1 Sérvia

Grupo 8
Irlanda 0 x 0 Montenegro
Bulgária 6 x 2 Geórgia
Itália 3 x 2 Chipre

Paulo Duarte/AP
Portugal festeja um dos quatro gols da goleada sobre Malta, que classificou a seleção para a repescagem da Copa
Portugal festeja um dos quatro gols da goleada sobre Malta, que classificou a seleção para a repescagem
Comentários dos leitores
juarez honorato Martins (44) 27/11/2009 22h10
juarez honorato Martins (44) 27/11/2009 22h10
Lendo alguns comentarios, sinto que muitos não tem conhecimentos sobre as regras do futebol. Ate tem alguem ameaçando a Fifa. Que bobagem. A Fifa é a autoridade maxima do futebol mundial. É respeitada em todo o mundo. O que ela decidir está decidido. Cabe recurso a propria organização. Quanto ao gol feito com a mão, o que houve foi um erro de fato, e não de direito. Só poderia haver anulação se o erro fosse de direito. Isto é, se o juiz tivesse interpretado a regra equivocadamente. Mas ele declarou que não viu, portanto erro de fato, Outros gols de mão tambem valeram. Lembram=se de Maradona. Claro que não é justo e alguem foi muito prejudicado(Irlanda). Acho que seria justo um novo jogo, mas as regras não preveem isso. O resto são abobrinhas. sem opinião
avalie fechar
Internacionalista (104) 27/11/2009 16h49
Internacionalista (104) 27/11/2009 16h49
Estimados Leitores,
Eu acho q o Sr. Murilo Vargas e argentino... rsrs. Eu acho q se vc fosse jogador de futebol Sr Murilo, e com a reputacao do Henry, pensaria duas vezes antes de botar a mao na bola... veja que foi criado um sentimento de raiva e vergonha pela atitude dele, mesmo pq nada estava perdido ainda... tinha ainda o segundo tempo da prorrogacao e as penalidades, onde existia a possibilidade da Franca em sair vitoriosa do confronto e de cabeca erguida com uma classificacao suada e merecida. Qdo disse q colocaria a mao na bola, entendi o q quis dizer com isso, respeito sua opiniao e so quis expor minha discordancia. Abraco
sem opinião
avalie fechar
gerson ticianel (33) 27/11/2009 16h02
gerson ticianel (33) 27/11/2009 16h02
Ué? 2 pesos e 2 medidas? Porque a FIFA não puniu o Brasil quando o São Paulo chamou a polícia para prender jogador argentino que provocou o Grafite sabe-se lá com quais palavras. Provocar passando a mão pode, com palavras não? Qual incomoda mais? A FIFA não está acima de nenhum poder de qualquer país, está na hora dela de se colocar no seu devido lugar enquanto não aparece alguma pessoa com brios e poderes para fazê-lo. Estamos conversados. sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (128)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca