Esporte
14/10/2009 - 20h53

Brasil se despede das eliminatórias com empate contra a Venezuela

Publicidade

da Folha Online

A seleção brasileira decepcionou ao fechar a sua participação nas eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo-2010 com um empate sem gols contra a Venezuela, em Campo Grande (MS), nesta quarta-feira, pela última rodada do torneio.

Já classificado para o Mundial da África do Sul desde que derrotou a Argentina em 5 de setembro, o Brasil terminou a competição com 34 pontos em 18 jogos.

Agora, a seleção deve fazer pelo menos mais dois jogos antes do final do ano. A partida contra a Inglaterra já está confirmada: no dia 14 de novembro, em Doha, no Qatar. O outro jogo deve ser realizado quatro dias depois, mas ainda não tem adversário e local definidos.

Por ser sede da Copa-2014, o Brasil não disputará a próxima eliminatória e só voltará a participar desse torneio no classificatório para o Mundial-2018.

A partida contra a Venezuela marcou o 50º jogo do técnico Dunga no comando da seleção. Nesse período, além classificação com antecedência para a Copa, ele conquistou a Copa das Confederações-2009 e a Copa América-2007.

No jogo desta quarta-feira, o Brasil teve a volta dos titulares Gilberto Silva, Kaká e Luis Fabiano, que foram poupados na derrota por 2 a 1 para a Bolívia, no domingo, e nem viajaram para La Paz.

A principal a novidade do Brasil contra a Venezuela foi a escalação de Filipe Luís na lateral esquerda.

Apesar de começar a partida buscando mais o gol, a seleção não conseguiu pressionar o adversário. A equipe mostrou lentidão ao trocar passes no meio de campo e também não mostrou muita criatividade.

Na seleção, Luis Fabiano e Kaká se destacavam ao tentar superar a marcação rival. Aos 35min, o centroavante aproveitou cruzamento e, de cabeça, quase abriu o placar. Quatro minutos depois, em boa jogada, Luis Fabiano tentou driblar o goleiro e caiu na área, mas o árbitro Victor Carrillo, do Peru, considerou o lance normal e não anotou o pênalti.

Na etapa final, o Brasil jogou melhor. O time mostrou mais força e empurrou a Venezuela para a defesa e até chegou a acertar a trave. Só, que aos 11min, a equipe brasileira passou a atuar com dez jogadores em campo. O zagueiro Miranda recebeu o cartão vermelho por acertar com o braço o venezuelano Maldonado. Com a expulsão, ele não poderá participar, se for convocado, da primeira partida da Copa.

Mesmo em desvantagem no número de atletas em campo, o Brasil continuou melhor e permaneceu no ataque.

Dunga decidiu colocar o meia-atacante Alex, no lugar de Filipe Luís, para fazer a função de ala pela esquerda. Elano entrou na vaga de Ramires. Depois, Luis Fabiano saiu para a entrada de Diego Tardelli.

A seleção pressionou bastante, e a Venezuela ficou recuada, tentando surpreender somente nos contra-ataques. No final do jogo, Kaká chutou a bola na trave.

Fernando Bizerra Jr./Efe
Meia-atacante Kaká tenta driblar marcador no empate sem gols da seleção brasileira contra a Venezuela
Meia-atacante Kaká tenta driblar marcador no empate sem gols da seleção brasileira contra a Venezuela
Comentários dos leitores
Alan Domingos (7) 26/11/2009 13h52
Alan Domingos (7) 26/11/2009 13h52
Engraçado, tem umas coisas que eu fico pensando viu, falaram que a função do Kaká não é fazer gols, então qual é a função de um meia atacante que mtos babam ovo para ele??? Vamos la, qual a fução do Messi que também é um meia atacante??? Pq será que todo jogo ele faz gol, qual a função do Alex do Fernebaçe?? Gol do jogo... Ai vamos historia a dentro, qual a função do Zidane, Maradona, Socrates, Zico, Rivellino, Pita, Platini??? Gol todo jogo.... E não sei se vcs sabem, mais o maior de todos (Pelé) não era atacante e fez o que fez!!! Gol todo jogo....
O Kaká é muita conversa e pouca bola!!!!!!!!!
É só pegar os videos dele na copa do mundo e ver ele errando passe de 3 metros de distancia, enquanto o Ronaldo com 100 kilos se tornava o maior artilheiro das copas!!!!!
Estou a disposição....
sem opinião
avalie fechar
ELIÉS GOMES MIRANDA (6) 25/11/2009 12h53
ELIÉS GOMES MIRANDA (6) 25/11/2009 12h53
Ô Armando, em primeiro lugar, acho que acho que sua competência em analizar jogos esta como o Robinho em decadência. Em segundo, é simples te responder sobre a falta de gols do Kaká no Real (apesar de ao contrário de vc, como vc diz não sou um perito em análise): O Kaká não foi contratado como função de meter gols, pra isso eles tem o Benzema, o Raul e o Iguain. Ele não é um goleador nato, o que qualquer time ou seleção do mundo aproeita nele é sua explosão, força, arrancada e facilidade de chegar com a bola na área do adversário para servir os atacantes.
Se precisar de algo mais, estou a disposição!!!!!
sem opinião
avalie fechar
Emerson Ribeiro (1) 24/11/2009 22h26
Emerson Ribeiro (1) 24/11/2009 22h26
Não vai chamar o Fabio Aurelio mais? Quer dizer que o acha o Fabio simulou a contusão? Será se ele queria que o Fabio jogasse do muletas?
eu acho que o Dunga não chama mais o Fabio Aurelio, por que na minha teoria o Sr. Dunga tem um "fetiche", ele adora ver jogadores de times pequenos atuando. Carlos Eduardo? Fabio Simplicio? Hulk?
Por que ele não testa o Diego (juventus), Denilson (arsenal)?
Não! jogadores de times grandes não podem! Ja tem kaka, JC, Maicon, daniel e Lucio. Ja foi a cota.
Senão estraga o fetiche dele.
E viva a arrogancia e viva a sabedoria!
Ele não aceita o oba-oba na seleção, mas ele é o primeiro a ser arrogante.
sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (305)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca