Iluminação deixa estádio Morenão na penumbra
PAULO COBOS
da Folha de S.Paulo, em Campo Grande
Na "boate" Morenão, torcida VIP só se for de graça. Foi assim nas arquibancadas a despedida da seleção brasileira nas eliminatórias da Copa de 2010.
Os organizadores do jogo com a Venezuela, realizado sob calor sufocante de quase 30ºC, disseram que aumentaram a iluminação do estádio em quatro vezes sobre o padrão.
Mas quem estava lá via tudo muito escuro, principalmente no meio-campo (deficiência que para quem viu pela TV, com seus recursos tecnológicos, não era tão perceptível).
Também pudera. A Fifa exige para os jogos de Copa estádios com pelo menos 1.500 lux (medida de iluminação). O Morenão, mesmo depois da reforma, quase toda ela bancada pela CBF, tem apenas 600.
Os setores mais baratos (R$ 100 a inteira) ficaram cheios. Mas o mesmo não aconteceu nas cadeiras que custavam R$ 250, com metade dos lugares preenchidos. Nos setores destinados a convidados, casa cheia.
Em um lado do campo, os camarotes patrocinados pela CBF tinham lotação total.
Do outro, havia uma improvisada tribuna de honra, com cadeiras de restaurante de bom nível e carpete azul cobrindo o concreto das arquibancadas. Neste setor, o senador Delcídio Amaral (PT-MS) era o anfitrião, cumprimentando eleitores e tirando fotos. Ele assistiu ao jogo ao lado de Ricardo Teixeira, o presidente da CBF, que também foi tietado.
Leia mais sobre futebol
- Portugal bate Malta e disputa repescagem para Copa-2010
- Suíça e Eslováquia ficam com as últimas vagas diretas da Europa na Copa
- Lanterna das eliminatórias, Peru derrota a Bolívia em Lima
Leia mais sobre Esporte
- Felipe Massa põe fim a rumores e confirma que só volta à F-1 em 2010
- Acertado com a Williams, Barrichello agradece por não "mendigar" vaga
- Longe da F-1, Nelsinho Piquet vai à pista com picape da Nascar nos EUA
Especial
- Leia o que já foi publicado sobre a seleção brasileira
- Leia o que já foi publicado sobre a Copa-2010
- Leia cobertura completa das eliminatórias para a Copa-2010
- Navegue no melhor roteiro de cultura e diversão da internet
Livraria

