Esporte
16/10/2009 - 11h03

Maradona pode ser punido pela Fifa por declarações contra jornalistas

Publicidade

da France Presse

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, anunciou nesta sexta-feira que a entidade vai abrir um processo disciplinar contra o técnico da seleção da Argentina, Diego Maradona, por causa das declarações do ex-jogador recheadas de palavrões contra jornalistas depois da classificação da equipe para a Copa do Mundo-2010.

O treinador pode ser punido com até cinco jogos de suspensão e multa mínima de cerca de R$ 33mil, segundo o artigo 58 do código da Fifa, por "humilhações ou discriminações".

"Não nos resta outra opção que não seja abrir um processo disciplinar contra o técnico da seleção argentina, Diego Maradona", afirmou Blatter em uma entrevista coletiva no Egito.

Blatter disse que o relatório sobre as palavras de Maradona será analisado pelo comitê disciplinar da Fifa. "Segundo o artigo 58, alguém que por meio de atos ou palavras fira a dignidade de uma pessoa pode ser punido", declarou Blatter.

Mas o presidente da Fifa não quis fazer comentários específicos. "O caso vai ao comitê disciplinar e não posso comentar nada. É um assunto da jurisdição deste comitê."

Após a vitória de 1 a 0 da Argentina sobre o Uruguai que assegurou a vaga do país no Mundial da África do Sul, Maradona ofendeu os jornalistas e causou grande repercussão na Argentina.

"Isto é para os que não acreditaram nesta seleção e para os que me trataram como um lixo. Hoje estamos no Mundial. Sem ajuda de ninguém e com todos as honras. Aos que não acreditaram, que chupem", afirmou o técnico na ocasião.

"Tenho memória, recordo-me do que falaram, eu era um filho da puta, um filho da puta. Me trataram como lixo", também declarou Maradona depois do jogo.

Sem pedido de desculpas

Na quinta-feira, Maradona declarou que não pedirá desculpas para a imprensa de seu país. "Não vou a voltar atrás. Cada um sabe o que diz e eu sei o que sentia dentro da concentração. Parecia que [os jornalistas] queriam que a seleção ficasse fora da Copa", falou Maradona em declarações à rádio Continental, de Buenos Aires.

Comentários dos leitores
Diego de Corral Eguiagaray (9) 24/11/2009 22h24
Diego de Corral Eguiagaray (9) 24/11/2009 22h24
A FIFA não quer
Eeeee, não quer mesmo fazer as coisas direito
O outro dia estava assistindo um jogo do futebol americano -aquele dos caras de capacete , e , numa jogada duvidosa , o treinador dum dos times lanzou o que eles chamam de "desafio" a respeito duma decisão dos juízes. PAROU TUDO . Os juizes se reuniram para assistir pela TV deles a jogada , em camara lenta , com varios ângulos , com replay ...e mudaram a sua decisão !!!! PORQUE ESTAVAM ERRADOS . Mas no futebol nosso .... NINANANA , a FIFA não quer ...VIVA A MALANDRAGEM !!!
sem opinião
avalie fechar
Eu acho no mínimo estranho a atitude dos Irlandeses. Imagine você prestes a ir pra uma copa do mundo, que é o sonho de qualquer atleta de futebol profissional, ser "garfado" a olho nú e o principal jogador que participou da jogada ( pois foi o Henry que praticamente fez o gol, o Gallas simplesmente colocou a bola pra dentro) confessa que o gol foi ilegítimo, as câmeras de tv mostram claramente que o gol não é válido e simplesmente os prejudicados não querem fazer nada pra anular o jogo! Olha a mala de dinheiro gente, cuidado com essa copa... a FIFA deveria investigar isso, ainda mais porque o presidente da entidade é Francês e deveria mostrar pro mundo que pelo menos ele não tem nada a ver com isso, pois sempre irá pairar a dúvida: "A Irlanda não quis ourto jogo pois não querem comprar uma briga com o Blatter?" Ficaria muito melhor se ele (Blatter) apurasse o caso pra ele e consequentemente o futebol não sairem prejudicados nisso!!! sem opinião
avalie fechar
Jose Teixeira (21) 24/11/2009 18h16
Jose Teixeira (21) 24/11/2009 18h16
Há até algum tempo atrás, quando me deparava com esses "acidentes" futebolísticos, me mostrava inconformado e ficava até revoltado. No entanto, após assistir a um programa que comenta lances e partidas de futebol, ouvi um dos participantes dizer que "nunca vai existir justiça em partidas de futebol, porque o futebol é um jogo e o imponderável sempre estará presente". Se existe um árbitro conduzindo a partida, o mesmo sempre estará sujeito a cometer um erro, seja ele de fato ou de direito, intencional ou não. O erro desse árbitro sueco foi lamentável, porém desculpável, pois o atacante frances estava encoberto por um jogador irlandes, o que impediu o árbitro de ver "la mano de Dios". Simplesmente, não vale nem a nossa indignação, ficar achando que deveria ser cancelada a partida, que uma nova fosse jogada, ou qualquer outro desfecho para esse jogo fatídico. Decisão tomada, não adianta chorar o leite derramado. Futebol é assim mesmo e não vai mudar. Jogo é jogo! sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (121)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca