Santos joga na reta final para se reinventar no Brasileiro
LUCAS REIS
da Folha de S.Paulo, em Santos
Em meio a um tumultuado cenário político, com troca de farpas entre oposicionistas e o técnico Vanderlei Luxemburgo, o Santos enfrenta o Náutico hoje, às 18h30, no Pacaembu, sem grandes pretensões neste Campeonato Brasileiro, mas agora com um objetivo declarado: separar o joio do trigo para a próxima temporada.
Mesmo sem saber se continua no comando do time --sua permanência depende da reeleição de Marcelo Teixeira--, Luxemburgo afirmou que não se preocupa com o risco do rebaixamento e que usará as cinco últimas partidas para analisar o elenco do clube.
"Os jogadores que estão aqui têm que saber que estão sendo analisados para uma possibilidade de uma próxima temporada pertencer ao elenco. O objetivo dessa temporada é visar a temporada do ano que vem", disse o treinador. O Santos é o 13º colocado, a sete pontos da zona de rebaixamento, mas ainda na área de classificação da Sul- Americana, cuja busca pela vaga virou um alento.
"Desde que estou aqui nunca falei em zona de rebaixamento. O Santos não ocupa a melhor, mas também não é a pior posição do campeonato. A posição que estamos é a que merecemos", disse o treinador, que, por opção, não deve escalar as duas principais apostas do time nesta temporada.
O meia Madson, principal contratação do time em 2009, e o atacante Neymar, grande promessa das categorias de base, devem começar o jogo entre os reservas. Em 32 jogos, esta será apenas a terceira vez que pelo menos um dos dois não inicia uma partida entre os titulares --Neymar serviu a seleção brasileira sub-17 nas últimas quatro rodadas.
Em relação ao time que perdeu do Flamengo por 1 a 0, na última rodada, o meia Róbson e o lateral-esquerdo Léo devem começar entre os titulares --eles ocupam as vagas de Germano e Triguinho, suspensos.
Pará segue improvisado na lateral-direita, mas pode ser deslocado ao meio durante a partida, no lugar de Rodrigo Mancha, variação testada por Luxemburgo no último coletivo, quinta-feira. No ataque, Felipe Azevedo, no lugar de Jean, pode fazer dupla com o artilheiro Kléber Pereira.
Para os jogadores, o momento é de esquecer a política e se concentrar nos jogos. "Tenho contrato de três anos com o Santos", disse o zagueiro Edu Dracena, que se recupera de cirurgia no joelho e deve estrear no time na quarta-feira, em amistoso no México.
Já o lateral Léo falou sobre a eleição, mas evitou tomar partido. "É uma situação política importante, uma eleição que vai definir muita coisa no clube, não podemos fugir disso. Eu sou Santos. Eu me criei aqui e não quero ir para um lado nem para o outro", afirmou.
Eleições
A oposição do Santos rebateu hoje as críticas do técnico Vanderlei Luxemburgo, que quinta-feira, durante entrevista coletiva, afirmou que a chapa é "despreparada". Em nota, os oposicionistas afirmaram que Luxemburgo age como manager, político e cabo eleitoral do Santos, o chama de "fracasso estrondoso como empreendedor" e cita "escândalos e investigações em Comissões Parlamentares de Inquérito" do treinador.
SANTOS
Felipe; Pará, Eli Sabiá, Adaílton e Léo; Rodrigo Souto, Rodrigo Mancha, Róbson e Paulo Henrique Ganso; Jean (Felipe Azevedo) e Kléber Pereira.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
NÁUTICO
Glédson; Fernando, Márcio e Negretti (Nilson); Patrick, Johnny, Aílton, Irênio e Michel; Carlinhos Bala e Bruno Mineiro.
Técnico: Geninho
Local: estádio Pacaembu, em São Paulo
Horário: 18h30
Juiz: Wagner Tardelli Azevedo (SC)
Leia mais sobre futebol
- Futebol espanhol descarta greve por impostos sobre jogadores estrangeiros
- Flu tenta manter embalo da Sul-Americana para bater o Palmeiras no Rio
- Luxemburgo critica viagem do Santos para jogar amistoso no México
- Preterido por Dunga, Ronaldinho diz que ainda sonha jogar a Copa-2010
- CAS suspende punição, e Chelsea pode voltar a contratar jogadores
Leia mais sobre Esporte
Especial
- Saiba mais sobre o Campeonato Brasileiro-2009
- Navegue no melhor roteiro de cultura e diversão da internet
Livraria



avalie fechar
Quando se quer fazer muito segredo nesse meio é que nada existe. Será que vamos ter que aguentar o mesmo timinho de 2009?
avalie fechar
Ja o corinthians é amado e idolatradu por todo Brasil...
Intaum si mordão lambarisinhus
vcs vão ter q nadar muito pra um dia ser um time grande!!!
avalie fechar