Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/11/2009 - 09h40

Com média de gols alta, Washington busca redenção no São Paulo

Publicidade

CAROLINA ARAÚJO
da Folha de S.Paulo

O maior goleador do São Paulo na temporada e artilheiro do time no Paulista e no Brasileiro é chamado, por sua própria torcida, de "caneleiro".

O tratamento dispensado a Washington é pouco carinhoso. E, ao menos em termos estatísticos, injusto com o atacante, que pode ajudar o time do Morumbi a conquistar o título nacional neste domingo, diante do Goiás, fora de casa.

Com 27 gols em 55 jogos, o atual camisa 9 tem a melhor média de gols do São Paulo desde Luis Fabiano, atualmente no Sevilla, que, em 2003, marcou 46 gols em 56 jogos no Morumbi --índice de 0,82 gol por jogo.

A média de Washington é bem inferior à do atual camisa 9 da seleção, mas supera a de ídolos do ataque na história recente do clube do Morumbi, como Grafite, Aloisio e Borges.

Neste período, o atacante do Wolfsburg foi o único que chegou, em 2004, aos mesmos 27 gols do atual camisa 9, mas sua média de gols é pior --Grafite atuou em 63 partidas.

Mesmo assim, Washington, artilheiro de quatro torneios nesta década (dois Brasileiros, um Paulista e uma Copa do Brasil), se diz insatisfeito.

Seus 27 gols em 2009 --12 no Brasileiro-- não corresponderam às suas próprias expectativas. Mas espera ao menos terminar o ano em clima de redenção com a torcida tricolor.

Os são-paulinos reclamam principalmente das chances de gol perdidas pelo atacante durante os jogos e de suas dificuldades em dominar a bola.

No último domingo, contra o Botafogo, no Rio, Washington foi motivo de vaias após uma finalização sua ir parar no alto da arquibancada do Engenhão. Mas, poucos minutos depois, o camisa 9 foi o autor do primeiro gol do São Paulo no jogo.

"O importante é que a última impressão é a que fica. Se eu ganhar o título, o torcedor esquecerá os momentos ruins. Nos últimos jogos, eles já me apoiaram mais", falou Washington.

Não é o fim de temporada esperado para quem iniciou o ano como candidato a estrela. Washington chegou ao Morumbi como coartilheiro do Brasileiro-08 e status de carrasco --um gol seu eliminou o São Paulo da Libertadores do ano passado.

Começou bem o ano, como goleador do time no Paulista, com 12 gols. Mas foi considerado um dos vilões da eliminação do São Paulo na Libertadores e do começo ruim no Brasileiro.

Após meses de revezamento com Borges, só voltou ao posto de titular absoluto em outubro.

"É difícil chegar em uma equipe que acabou de ser campeã. Se não der certo, a culpa é de quem chegou. Quero que vejam que vim para o São Paulo para somar", disse o atacante. Sete dos seus 12 gols neste Brasileiro foram decisivos.

Washington tem mais dois jogos para reverter a rusga com sua torcida. Mas, na história, seu nome já está escrito. Oitavo maior artilheiro do Nacional, com 111 gols, está prestes a se igualar ao sétimo colocado, Dadá Maravilha. Bastam mais dois gols.

Comentários dos leitores
O São Paulino (292) 01/02/2010 19h49
O São Paulino (292) 01/02/2010 19h49
Meu caro, Jair Alves, acho que debater com certas figuras não vale a pena. Eu costumo dizer que discutir com um zé ninguém simplesmente nos rebaixa ao nível dele. No Brasil, somente São Paulino teve o gostinho de ver seu time TRÊS VEZES CAMPEÃO DO MUNDO lá em Tokyo. E olha que não são títulos do passado como os do Santos de Pelé. Quase toda atual geração de São Paulinos testemunhou, vibrou, sofreu e comemorou as três inesquecíveis vitórias na capital japonesa. Foram três finais e três títulos. 100% de aproveitamento. E esse gostinho só nós temos, e nada e nem ninguém vai nos tirar, e muito menos um curintianu zé mané que vem aqui postar mensagens idiotas de que nossos títulos não valem nada. Pode não valer para ele, que é invejoso e recalcado, mas para nós, vale muito.
Por isso, acho que debater com esse zé mané é infrutífero, não leva a nada, pois não temos nada a provar para ele. Como eu disse anteriormente, o que nos importa é o reconhecimento do mundo, e não de um zé ninguém e sofredor.
TRI-CAMPEÃO MUNDIAL, TRI-CAMPEÃO DA LIBERTADORES DA AMÉRICA
Vai, comédia, nem que você viva mais 100 anos você não saberá o que é isso.
Mané é mané... Hahahahaha...
sem opinião
avalie fechar
Domingos Neto (205) 01/02/2010 19h42
Domingos Neto (205) 01/02/2010 19h42
Eu gostaria de ver o FABAO de volta , afinal ele anulou o ataque do podereso LIVERPOOL , vai vir de graca e barato !!! sem opinião
avalie fechar
Domingos Neto (205) 01/02/2010 19h40
Domingos Neto (205) 01/02/2010 19h40
caros TRI-CAMPEOES MUNDIAIS eu gostaria que cada um de vcs escalassem o time ideal do GIGANTE DO BRASIL , o meu é:
32 - Denis
03 - Alex Silva
05 - Miranda
04 - Andre Luiz
15 - Jean ou 27 - Leo Lima
10 - Hernanes ou 18 - Rodrigo Souto
08 - Cleber Santana
07 - Jorge Wagner
11 - Marcelinho Paraiba
25 - Dagoberto
12 - Fernandinho
esse é o time ideal , time novo e veloz , nao fica dependendo do Washington que a cada 50 chances pra fazer gol faz um....
sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (3126)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página