Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/12/2009 - 09h28

Flamengo repete roteiro da última conquista do Brasileiro

Publicidade

RODRIGO MATTOS
SÉRGIO RANGEL
da Folha de S.Paulo, no Rio

Passaram-se 17 anos. E, como se seguisse um roteiro, o Flamengo repetiu o filme de sua última conquista no Brasileiro ao ganhar o campeonato neste ano. As campanhas dos títulos de 1992 e 2009 têm diversos elementos em comum.

A semelhança tem requintes, como lances parecidos em algumas vitórias. E até o desempenho das equipes no início dos campeonatos foi similar.

Oscilante, o time de 92 apresentava altos e baixos na fase de classificação. Conquistou 50% dos pontos até a 15ª rodada, quando perdeu para o Sport. O time foi dado como morto.

O paralelo do ano atual é o desempenho até a 21ª rodada. O time tinha cerca de 46% dos pontos. Sua derrota para o Avaí, por 3 a 0, parecia decretar o fim das chances de título.

Em 1992, uma arrancada começou com três vitórias nos quatro jogos finais da fase de classificação. No quadrangular, o time chegou a última rodada. Precisava bater o Santos e de um tropeço do São Paulo para chegar à decisão. Aconteceu.

Ao superar o Botafogo na final, o time atingiu cerca de 68% de aproveitamento a partir de sua arrancada. Percentual parecido ocorreu agora. Após a derrota no Sul, somou 70% dos pontos. Na penúltima rodada, dependia de tropeço do São Paulo para chegar à liderança. De novo, foi o que ocorreu.

O destaque da campanha de 1992 foi Júnior, 38. No ano anterior, ele ameaçara se aposentar. Dentre seus gols, está um olímpico diante do Vasco. Também dado como acabado, Petkovic voltou ao time e na reta final fez dois gols olímpicos.

Sob o comando das duas equipes, estilos e origens iguais. O Flamengo de 92 tinha o técnico Carlinhos à frente.

Formado nas divisões de base da equipe, ele era volante da equipe na década de 60. Também com origens rubro-negras, Andrade também foi volante do time nos anos 80.

Comentários dos leitores
luiz carlos carvalho (27) 27/01/2010 20h13
luiz carlos carvalho (27) 27/01/2010 20h13
Zico... com todo respeito que vc merece... quando o flamengo tava naquela m... vc nem quis saber... agora que ganhou um titulo de presente vc vem babando por um carguinho...mas nao se iluda...o flamengo continua a mesma m... só deu sorte... sem opinião
avalie fechar
forzan adriano (55) 27/01/2010 17h58
forzan adriano (55) 27/01/2010 17h58
Zico, jogando no Maracanã sim era o REI, fazia gols no olaria . bangú, bonsucesso, madureira, etc, mas quando era pra valer a coisa mudava de figura... tinha quase toda a mídia carioca do seu lado , senão seus 7 irmãos partia pra cima de quem falasse AH do galinho... queria por que queria ser vendido pra Italia e montou uma chacrinha - 1982 - e perdeu a copa... jogando todas contra o FLU, do ROMERITO, perdeu todas, jogando pela libertadores , no maracanã contra o PENÃROL ( DO vALENTIN ) quando o brasileiro Gonçalvez deu um show de bola também perdeu e o Peñarol se classificou... como tecnico, coisa + recente não ganhou nada expressivo... sem opinião
avalie fechar
gilberto scarpa (420) 27/01/2010 09h07
gilberto scarpa (420) 27/01/2010 09h07
ZICO ! apelidado de galinho de Quintino, rodou o mundo, mas foi no maracanã que deitou, rolou e criou fama, MAS NUNCA FOI CAMPEÃO DO MUNDO PELA SELEÇÃO !!!!! como técnico, ocorreu o mesmo, rodou...rodou...rodou...e nunca foi nada !!!!! agora volta ao seu flamengo ??????será que quando der entrevistas vai fazer aquela boquinha de chupa ovo , falando pausadamente : aja saco ?????. 22 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (123)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página